Prosa – O Que é, Tipos, Diferença de Poesia e Exemplos


O termo prosa é um dos mais usados nos estudos da Língua Portuguesa e literatura. No entanto, é comum que muitas pessoas fiquem em dúvida quanto ao significado desse termo e qual a diferença entre prosa e poesia. Confira nosso artigo e esclareça todas essas dúvidas.

O que é prosa?

A prosa é considerada como um tipo de texto natural, sem ocorrência de rimas, ritmos, estrutura métrica, número de sílabas ou aliterações. Trata-se do estilo mais usado na linguagem do dia a dia e serve para expressar pensamentos de caráter racional. De forma bem resumida, podemos dizer que a prosa é um texto corrido e em parágrafos.

Os textos em formato de prosa podem ser facilmente observados em contos, crônicas, narrações infantis, romances, textos jornalísticos etc. De forma geral, esse tipo de texto apresenta uma linguagem discorrida de forma contínua, com análises ou narrativas.



Prosa poética

Com relação aos tipos de prosa, um dos mais utilizados na literatura brasileira e em outros países é a prosa poética, na qual podem ser observados aspectos e figuras típicas da poesia, tais como sonoridade das frases, metáfora, elipse, aliteração etc. A maior característica da prosa poética é que ela apresenta um olhar lírico (com sentimentos) sobre a realidade, o que inclui aspectos do cotidiano.

Duas obras literárias de grande importância no Brasil classificadas como prosa poética são:

  • “Grande Sertão Veredas” (Guimarães Rosa)
  • “Lavoura Arcaica” (Raduan Nassar)

Frases do livro “Grande Sertão Veredas”

  • “Sertão é o sozinho.”
  • “Sertão: é dentro da gente.”
  • “A gente quer passar um rio a nado, e passa; mas vai dar na outra banda e num ponto muito mais embaixo, bem diverso do em que primeiro se pensou. Viver bem não é muito perigoso.”
  • “O mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando.”

Trecho do livro “Lavoura Arcaica”

“O tempo é o maior tesouro de que um homem pode dispor; embora inconsumível, o tempo é o nosso melhor alimento; sem medida que o conheça, o tempo é, contudo, nosso bem de maior grandeza: não tem começo, não tem fim; é um pomo exótico que não pode ser repartido, podendo, entretanto, provar a todo mundo; onipresente, o tempo está em tudo (…) o equilíbrio da vida depende essencialmente deste bem supremo, e quem souber com acerto a quantidade de vagar, ou a de espera, que se deve pôr nas coisas, não corre nunca o risco, ao buscar por elas, de defrontar-se com o que não é; (…) Porque só a justa medida do tempo dá a justa natureza das coisas.”

Diferença entre prosa e poesia

Conforme já mencionamos, a prosa é um tipo de texto mais usual, comum e conhecido, sendo empregado tanto em obras literárias quanto em narrativas cotidianas, textos jornalísticos etc. Trata-se de um texto “corrido”, no qual prioriza-se uma linguagem mais objetiva, no qual não há tanta preocupação com elementos sonoros ou estéticos.



Já a poesia é marcada por uma organização e uma apresentação diferenciadas das palavras, com predominância de uma linguagem subjetiva e impressões de caráter pessoal do autor.

Exemplo de texto em prosa

“Colocar-se no lugar do outro é a verdadeira revolução. A maneira de mudar uma sociedade não é mudando a política, ou os partidos, ou as leis, mas, sim, mudando relacionamentos. É através da empatia, através de uma conversa por vez, com as pessoas entendendo as outras. A ideia de empatia é, para mim, o ato de ‘calçar os sapatos de outra pessoa’. Olhar o mundo pela visão do outro.” (Roman Krznaric, do livro “O Poder da Empatia”)

Exemplo de texto em poesia

prosa

“O guardador de rebanhos



Eu nunca guardei rebanhos,

Mas é como se os guardasse.

Minha alma é como um pastor,

Conhece o vento e o sol



E anda pela mão das Estações

A seguir e a olhar.

Toda a paz da Natureza sem gente

Vem sentar-se a meu lado.

Mas eu fico triste com um pôr de sol

Para a nossa imaginação,

Quando esfria no fundo da planície

E se sente a noite entrada

Como uma borboleta pela janela.”

(Fernando Pessoa)

Depois de saber exatamente o que é prosa, você nunca mais vai errar na classificação e ainda vai melhorar muito a qualidade da sua escrita.

Imagens: infoescola.com / br.freepik.com