Mitos Gregos – O Que São, Origem, Os Mais Famosos


Os mitos gregos são frequentes em estudos filosóficos, literários e frequentemente mencionados em diversas situações como referência das crenças dos povos da antiguidade. Para saber detalhes sobre esses mitos, confira nosso artigo.

O que são mitos gregos?

Os mitos gregos consistem em um conjunto de lendas e histórias (mitos) que tem como personagens centrais as figuras de heróis, deuses, titãs, centauros e ninfas.

Como surgiram os mitos gregos?

De acordo com os historiadores, os mitos gregos foram originados mediante união das antigas mitologias micênica e dórica, sendo que o desenvolvimento desses mitos ocorreu em aproximadamente 700 a.C. A criação desses mitos tem suas bases principalmente nos relatos de fantásticas histórias narradas por grandes poetas épicos. No caso da Grécia, os poetas de maior destaque foram Homero e Hesíodo.



Os mitos na Grécia Antiga ganharam força porque esse povo era politeísta (crença na existência de vários deuses). Dessa forma, esses mitos possuem forte presença de divindades gregas.

Características dos mitos gregos

Nos mitos gregos, uma das principais características é a riqueza de personagens e presença de criaturas sobrenaturais representando aspectos associados à personalidade humana e forças da natureza. Os seres mitológicos mais frequentemente presentes nos mitos da Grécia Antiga são:

Deuses

São figuras imortais e com poderes superiores. No entanto, apresentam características dos seres humanos (desejo sexual, ciúme, inveja etc.).

Heróis

São considerados semideuses mortais, sendo muitas vezes filhos de seres humanos com deuses.

Minotauros

São criaturas com grande ferocidade que apresentam corpo de homem e cabeça de touro.

Sereias

Nos mitos gregos as sereias são criaturas do mar que aparecem na forma de metade mulher e metade peixe. De forma geral, elas possuem um canto mágico capaz de atrair os marinheiros para o mar.



Centauros

São seres lendários que habitam florestas. Eles aparecem no formato de metade ser humano e metade cavalo.

Medusa

É uma mulher com poderes de feiticeira que apresenta cobras no lugar dos cabelos.

Ninfas

São figuras geralmente femininas que retratam grande beleza e alegria e moravam nos campos.

Mitos gregos mais famosos

mitos gregos



Alguns exemplos dos mitos gregos mais conhecidos são:

Deuses Primordiais: fazem referência ao início do Universo.

A Caixa de Pandora: fala a respeito de uma caixa que contém todos os sentimentos, males e qualidades para que fossem divididos aos seres, manifestando seus pontos fracos e fortes.

A Guerra de Troia: traz narrativas dos mais importantes heróis gregos, tais como Ulisses, Aquiles, Ajax, Pátroclo Eneias etc. A Guerra de Troia inspirou inúmeros filmes e livros.



A Odisseia: é um mito grego que conta a história do regresso dos gregos aos seus lares após a Guerra de Troia. Essa narrativa é centrada no retorno de Ulisses (Odisseu) à sua terra natal, Ítaca e voltar aos braços de sua amada Penélope.

O Mito da Hospitalidade: trata-se de uma das histórias mais inspiradoras e bonitas apresentadas nos mitos gregos, relatando a importância da hospitalidade.

Midas Toque de Ouro: conta a história do Rei Midas, que, depois de um pedido especial, adquiriu o poder de transformar em ouro tudo o que tocava e passou a ter sérios problemas, já que ele não conseguia se alimentar ou se relacionar com as pessoas ao seu redor (posto que tudo que ele tocava se transformava em ouro).

Os 12 Trabalhos de Hércules: este é outro dos mitos gregos mais famosos e tema frequente de filmes, livros, séries e desenhos animados. Nessa narrativa, Hércules, que era filho bastardo de Zeus, era constantemente perseguido por uma criatura bastante ciumenta chamada Hera. Em um dos grandes surtos provocados por Hera, Hércules tira a vida da esposa e dos filhos. Para se redimir do erro, ele é obrigado a realizar 12 trabalhos a Euristeu. Esses trabalhos foram:

  1. Matar o Leão de Nemeia;
  2. Matar a Hidra de Lerna;
  3. Capturar o Javali de Erimanto;
  4. Capturar a Corsa de Cerineia;
  5. Expulsar as aves do Lago Estínfale;
  6. Limpar os estábulos do Rei Áugias;
  7. Capturar o Touro de Creta;
  8. Capturar os Cavalos de Diomedes;
  9. Obter o cinto de Hipólita;
  10. Capturar os Bois de Gerião;
  11. Obter as Maçãs de Ouro do jardim das Hespérides;
  12. Capturar Cérbero, o cão do inferno.

Depois de conhecer sobre mitos gregos, suas principais características e mitos mais famosos da Antiguidade, confira nossos conteúdos sobre literatura e cultura geral.

Imagens: br.freepik.com / guiadafilosofia.com.br