Característica do Barroco no Brasil e na Europa

Característica do Barroco

Estudar a característica do Barroco é essencial para compreender a importância desse movimento no Brasil e no mundo e saber principalmente o papel exercido em diversos momentos históricos. Confira todos os detalhes no nosso artigo.

Característica do Barroco no Brasil

A característica do Barroco especialmente no que se refere ao Brasil é marcada por diversos aspectos. São eles:

  • No estilo Barroco é possível identificar claramente a contraposição existente entre o teocentrismo e antropocentrismo, o que destaca a oposição entre os conceitos de céu e inferno;
  • As obras do período Barroco demonstram a fragilidade humana e típicas incertezas em torno da existência de forma um tanto tumultuosa;
  • A característica do Barroco reflete o conflito existente na época entre os valores renascentistas e a ética cristã, situação que ganhou cada vez mais notoriedade devido ao declínio do Renascimento, especialmente na Europa (o que influenciou a cultura brasileira);
  • É nítido o uso de retórica e jogo de ideias, principalmente nas obras literárias elaboradas em formato de prosa;
  • O Barroco demonstra de forma objetiva a constante divergência existente com relação aos conflitos entre corpo e alma;
  • O período Barroco é notável especialmente pela riqueza de detalhes observada principalmente nas obras de escultores, pintores e arquitetos;
  • A linguagem predominante empregada na Literatura Barroca era rebuscada (excessivamente formal);
  • A característica do Barroco também é marcada pelo uso da ideologia da contrarreforma com o objetivo de tentar converter, convencer e catequizar o povo por meio de obras de arte. O principal intuito de tais criações artísticas era transmitir valores religiosos, sobretudo aqueles ligados à Igreja Católica;
  • O Barroco também é caracterizado pela abordagem de questões conflitantes no que se refere à passagem do tempo, possibilidade de aproveitar a vida efêmera ou esperar a plenitude da eternidade;
  • A Literatura Barroca no Brasil mostra um emprego frequente de diversas figuras de linguagem exatamente para marcar essa característica contraditória do Barroco.

Característica do Barroco em outros países

Para entender a característica do Barroco é fundamental compreender onde e como surgiu esse estilo. A arte barroca teve seu início na Itália, durante o século 17, o que provocou uma série de mudanças sociais, econômicas e sobretudo religiosas.



Um dos mais notáveis pintores do estilo barroco italiano foi Michelangelo Caravaggio (1571-1610). A partir do surgimento desse estilo na Itália, o Barroco começou a se espalhar para outros países do continente europeu e em questão de pouco tempo chegou ao Brasil. Vamos ver na sequência a característica do Barroco nos principais países da Europa.

França

O estilo barroco na França foi marcado pela forte presença do poder monárquico e centralizador. Exatamente por isso, o absolutismo na França teve imensa influência na arte. Entre os nomes de pintores que mais se destacam, estão: Georges La Tour (1593-1652), Nicolas Poussin (1594-1665) e  Claude le Lorrain (1605-1682).

Holanda

No decorrer do século 17 a Holanda passou pelas influências do protestantismo que começava a se espalhar por diversos países europeus, rompendo com a grande influência que era exercida pela Igreja Católica. No entanto, isso não impediu que o estilo barroco se desenvolvesse, gerando lindos retratos de paisagem e naturezas-mortas, demonstrando de formas realistas cenas do cotidiano. Com relação aos nomes de pintores de maior destaque do estilo barroco holandês, estão: Peter Paul Rubens (1577-1649) e Rembrandt van Rijn (1606-1669).

Espanha

A característica do Barroco foi muito presente na Espanha, um dos países mais católicos da Europa. Esse estilo se desenvolveu sobretudo na decoração, nos entalhes e na arquitetura. Um dos grandes pintores do barroco na Espanha foi Diego Velázquez (1599-1660). É notável nas obras desse pintor o perfeito jogo de luz e sombras ao retratar cenas do cotidiano com forte teatralidade.

Dicas de leitura sobre características do Barroco

Característica do Barroco

Para aprofundar seus conhecimentos sobre a característica do Barroco no Brasil e na Europa, essas são nossas dicas de leitura complementar. Além de anotá-las, vale a pena pesquisar sobre os principais pintores mencionados para identificar os aspectos da arte barroca:



  • Barroco – No Brasil, com ouro e influências locais
  • Barroco – Igreja impulsiona arte sacra
  • Barroco no Brasil – Características do movimento na literatura
  • Aprenda a identificar as figuras do barroco literário

Além de saber a característica do Barroco e demais informações sobre esse período, confira nossos conteúdos sobre Língua Portuguesa e literatura para alcançar as melhores notas.

Imagens: g1.globo.com/ estantevirtual.com.br