Texto Literário e Texto Não-Literário – Diferença, Tipos e Características

qual a diferença entre texto literário e texto não literário

Aprender qual a diferença entre texto literário e texto não-literário é essencial aos alunos do ensino fundamental e médio que irão fazer o Enem, prestar vestibulares ou participar de concursos públicos. Para saber qual a sua diferença e nunca mais confundi-los, confira nosso post.

O que é um texto literário?

O texto literário é caracterizado por apresentar uma linguagem pessoal que carrega emoções, reflexões, visão poética da vida, das pessoas ou de determinadas situações etc. Marcado pela subjetividade e sentido conotativo, os textos literários são aqueles que expressam a realidade ou ficção de uma forma poética, sendo totalmente influenciado por quem os escreve.

Entre os tipos de textos literários, estão: crônicas, contos, poemas, romances, fábulas, peças teatrais, minicontos, lendas, telenovelas, letras de música, roteiros de filmes etc.



Exemplos de textos literários

Benke (música de Milton Nascimento)

Beija-flor me chamou: olha
Lua branca chegou na hora
O Beija-mar me deu prova:
Uma estrela bem nova
Na luminária da mata
Força que vem e renova

Beija-flor de amor me leva
Como o vento levou a folha

Minha mamãe soberana
Minha floresta de joia
Tu que dás brilho na sombra
Brilhas também lá na praia

Beija-flor me mandou embora
Trabalhar e abrir os olhos

Estrela d’água me molha
Tudo que ama e chora
Some na curva do rio
Tudo é dentro e fora
Minha Floresta de joia



Tem a água
Tem a água
Tem aquela imensidão
Tem sombra da floresta
Tem a luz do coração
Bem-querer!!!

Trecho de uma crônica de Cecília Meireles: A Arte de Ser Feliz

“Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada, e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magros e meu coração ficava completamente feliz.”

O que é um texto não-literário?

Para saber qual a diferença entre texto literário e texto não-literário, é preciso ter claro que o texto não-literário, também chamado de texto utilitário, é caracterizado por utilizar uma linguagem impessoal que demonstra a realidade tal como ela é, nua e crua. Desse modo, um texto não-literário é construído de forma objetiva e com linguagem denotativa, sempre priorizando a informação.



Entre os tipos de textos não-literários, estão:

  • Notícias de jornais, TV, revistas etc.;
  • Artigos científicos;
  • Anúncios publicitários;
  • Bulas de remédios;
  • Conteúdo de livros didáticos;
  • Receitas culinárias;
  • Cartas comerciais;
  • Conteúdos educacionais;
  • Guias de viagem;
  • Manuais de instrução etc.

Exemplos de textos não-literários:

Trecho de uma matéria publicada pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios:

“Não sabemos como será o futuro. No entanto, temos uma ideia do que virá por aí nos próximos anos. Quando se fala em mobilidade, por exemplo, os carros elétricos são sempre lembrados. As grandes montadoras e empresários como Elon Musk, da Tesla Motors, estão trabalhando para que a novidade chegue às nossas garagens…”



Afinal, qual a diferença entre texto literário e texto não-literário?

qual a diferença entre texto literário e texto não literário

Podemos dizer que a maior diferença entre um texto literário e um texto não-literário é que, enquanto o literário possui uma linguagem subjetiva e pessoal, o não-literário é formal, impessoal e com linguagem objetiva, com foco na informação.

Por que é importante saber o que é Texto Literário e Texto Não-Literário?

Aprender qual a diferença entre texto literário e texto não-literário é fundamental para saber compreender e interpretar os mais diferentes tipos de textos, questão essencial para dominar a escrita, leitura e obter bons resultados em provas como Enem e vestibulares. Saber a diferença existente entre esses tipos de textos também é essencial para fazer boas redações, sejam elas dissertativas ou narrativas.

Para aprender a identificar esses textos com ainda mais rapidez e jamais errar na hora da prova, tenha o hábito de ler conteúdos literários e não-literários, observando a estrutura e linguagem adotada neles.

Com todas essas informações sobre qual a diferença entre texto literário e texto não-literário, você nunca mais irá se confundir.

Gostou do nosso artigo sobre Texto Literário e Texto Não-Literário? Compartilhe!

Imagens: blogsaays.com/wp-content/uploads/2015/12/woman-reading-book.jpg / soyemprendedor.co