Qual a Diferença Entre Ética e Moral? O que é? Resumo e Exemplos


Qual a diferença entre ética e moral

Saber qual a diferença entre ética e moral é uma dúvida comum de muitas pessoas, já que esses dois conceitos, por serem parecidos, são facilmente confundidos. Para saber o que distingue esses conceitos, confira nosso post.

O que é moral?

Essa palavra de origem latina, mores, refere-se basicamente a costumes. Desse modo, a moral pode ser entendida como um conjunto de costumes, regras e convenções sociais fortemente influenciada por crenças religiosas.

A moral baseia-se na premissa de simplesmente fazer o que é correto, sem que para isso os indivíduos reflitam sobre seus modos. Resumindo, consiste em apenas fazer o que é tido como certo de acordo com o que foi ensinado pelo processo educacional, tradições religiosas e culturais etc.



A moralidade também pode ser entendida como uma definição básica quanto ao que é bom ou mau. Ainda que não ocorra uma reflexão profunda quanto às regras morais, de acordo com os filósofos, o homem, desde a antiguidade possui a capacidade de fazer essa definição, ainda que ela mude com o tempo.

O que é ética?

Para aprendermos qual a diferença entre ética e moral, é necessário compreendermos que a ética, palavra que para os antigos filósofos denota caráter e índole, consiste numa postura pessoal baseada na liberdade de escolha (ao contrário da moral). A ética também tem suas bases numa motivação pessoal para fazer o que é certo, e não simplesmente fazer o que dizem que é certo sem que este seja um valor pessoal.

A moral e a ética são parecidas no ponto em que ambas visam orientar o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo o bem-estar social de todos. É importante frisar que a ética transcende a moral, já que o conhecimento ético busca refletir sobre as condutas morais adotadas, buscando os princípios delas.

Qual a diferença entre ética e moral?

Para demonstrar de forma ainda mais clara qual a diferença entre ética e moral, basta se concentrar em definições e palavras-chave que diferenciam esses conceitos. Vejamos.

Moral

Ética

Está relacionada à conduta Está relacionada a um princípio pessoal (motivação)
É temporal (muda com o passar do tempo) É permanente (a regra moral pode mudar, mas o princípio ético será o mesmo)
Está relacionada a questões culturais Está relacionada a questões universais
Refere-se ao cumprimento de regras e padrões Busca refletir sobre a conduta da regra
Está relacionada à prática Está relacionada à teoria
Obediência sem reflexão profunda Liberdade de escolha

Ao ter em mente esses conceitos simples, fica muito mais fácil distinguir qual a diferença entre ética e moral.

Frases sobre ética e moral

qual a diferença entre ética e moral



O aprendizado sobre qual a diferença entre ética e moral é mais fácil quando analisamos frases de grandes autores (antigos e atuais) sobre este tema. Vejamos.

Frases de Aristóteles

“A virtude moral é uma consequência do hábito. Nós nos tornamos o que fazemos repetidamente. Ou seja: nós nos tornamos justos ao praticarmos atos justos, controlados ao praticarmos atos de autocontrole, corajosos ao praticarmos atos de bravura.”

“O caráter é o produto da série de atos dos quais se é o princípio.”

Frases de Confúcio

“Aja antes de falar e, portanto, fale de acordo com os seus atos.”



“Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros.”

Frases de Immanuel Kant

“Age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser princípio de uma lei universal.”

“Age de tal forma que a máxima do teu querer possa valer em todo o tempo também como princípio de uma legislação geral.”

Frase de Mário Sérgio Cortella

“Ética é o conjunto de valores e princípios que nós usamos para decidir as três grandes questões da vida: “Quero?”, “Devo”, “Posso”. Tem coisa que eu quero, mas não devo, tem coisa que eu devo, mas não posso e tem coisa que eu posso, mas não quero.”

Frase de Clóvis de Barros Filho

“Ética é a inteligência compartilhada a serviço do aperfeiçoamento da convivência humana.”

Frase de Leandro Karnal

“O que eu penso, não muda nada além do meu pensamento; o que eu faço a partir disso, muda tudo!”

Para saber ainda mais detalhes de qual a diferença entre ética e moral é interessante pesquisar um pouco mais sobre esses e outros grandes autores.

Imagens: economiasemsegredos.com / br.freepik.com