Pragmática – O Que é, Origem e Exemplos


Pragmática é uma das áreas estudadas na língua portuguesa, sendo matéria comum na escola e também em avaliações importantes em todo o país (Enem, concursos públicos e vestibulares). Para saber todos os detalhes sobre esse assunto, confira nosso artigo.

O Que é Pragmática?

Pragmática é um dos ramos da linguística responsável por estudar a linguagem de acordo com o contexto prático de seu uso na comunicação.

Dessa maneira, uma das características da pragmática é que ela está além da simples construção da frase (sintaxe) ou do seu significado literal (semântica).



Seguindo essa definição, por competência pragmática, entende-se a capacidade de compreender a intensão do locutor de acordo com o contexto no qual a comunicação ocorre.

Origem da Pragmática

Como ramo da linguística, a pragmática começou a ser empregada em 1938, a partir dos estudos de Charles Morris, considerada o entendimento da linguagem no uso cotidiano.

Um dos alunos de Charles Morris, chamado Rudolf Carnap, posteriormente definiu a pragmática como uma relação entre a linguagem e seus falantes.

Com o passar o tempo, a pragmática foi evoluindo, adotando uma compreensão cada vez mais prática e concreta, analisando o significado linguístico mediante a interação estabelecida entre quem fala e quem ouve, fatores socioculturais, contexto da comunicação, efeitos, objetivos e consequências da comunicação etc.

Alguns Exemplos de Pragmática

Para compreender melhor a pragmática, vejamos alguns exemplos desse entendimento na comunicação no dia a dia.

1 – Para fazer um agradecimento, geralmente é possível observar as pessoas usando a palavra “valeu!”, “agradecida”, “obrigado” etc. de acordo com o contexto (formal ou informal) no qual essas pessoas estão inseridas.



Por exemplo, diante de uma audiência, ao se dirigir a um juiz, as pessoas irão usar palavras mais formais (“obrigado”, “muito obrigado” etc.).

Já em um churrasco com os amigos, ao usar uma palavra para agradecer, ela geralmente será informal, já que essa situação não exige maiores formalidades.

2 – Quando uma pessoa deseja que uma segunda pessoa não fume na mesma sala, ela pode dizer de forma direta e objetiva: “Por favor, pode parar de fumar aqui?”

No entanto, também é possível usar uma forma diferente de dizer a mesma coisa ao falar: “Nossa, esse ambiente precisa de um purificador de ar.” Nessa segunda forma de comunicar é possível observar que a palavra “fumar” nem sequer foi utilizada.



No entanto, nas duas situações, a forma de comunicar revela de forma concreta a intenção do locutor, independentemente de ter-se usado uma linguagem mais direta ou indireta.

3 – A afirmação “é muito tarde!” em determinada situação pode se referir à constatação do avançar das horas no relógio. Exemplo: “Dez da noite é muito tarde!”

Já em outro contexto, pode fazer referência a uma constatação mais profunda. Exemplo: “É muito tarde para mudar de planos.”

6 Dicas de Livros Sobre Pragmática

pragmática

Conforme mencionamos, a pragmática é um campo da linguística. Dessa forma, para aprofundar o conhecimento sobre essa área, são recomendados alguns livros que estão entre os mais lidos pelos estudiosos da linguística. Confira quais são.



1 – Preconceito linguístico: o que é, como se faz (Marcos Bagno)

2 – Introdução à linguística: objetos teóricos (José Luiz Fiorin)

3 – Elementos da análise do discurso (José Luiz Fiorin)

4 – Introdução à linguística: domínios e fronteira (Anna Christina Bentes e Fernanda Mussalim)

5 – O texto e a construção dos sentidos (Ingedore Grunfeld Villaça Koch)

6 – Por uma linguística aplicada indisciplinar (Paulo da Moita Lopes)

A pragmática é muito observada nos processos de análise, compreensão e interpretação de textos, já que permite um entendimento mais abrangente observando o contexto no qual ocorre a comunicação e uso de certos termos na língua portuguesa.

Dessa forma, para obter boas notas em provas de língua portuguesa e redação, é essencial compreender a importância da linguística.

Além dessas dicas de livros, é útil fazer vários exercícios de compreensão e interpretação de textos para aprender a identificar de forma ainda mais rápida como a pragmática aparece com uma frequência maior que as pessoas imaginam.

Depois de aprender sobre pragmática, fique por dentro dos nossos outros artigos sobre língua portuguesa, interpretação de textos e redação. Com eles, seu desempenho será muito maior e as chances de obter os melhores resultados em provas e concursos aumentarão bastante.

Imagens: catho.com.br / br.freepik.com