Palavras e Expressões Latinas – O Que São, Significados e Exemplos


Palavras e expressões latinas são aquelas oriundas do latim que, por sua vez, originou importantes idiomas como português, italiano, espanhol, francês etc.

Devido à grande importância do latim para a história da humanidade, as palavras e expressões latinas são observadas nas mais diversas áreas de conhecimento – e precisam ser bem compreendidas. Para saber todos os detalhes sobre este assunto e aperfeiçoar seu conhecimento nesta matéria, confira nosso artigo.

Exemplos de Palavras e Expressões Latinas na Língua

As palavras e expressões latinas mencionadas a seguir estão entre as mais utilizadas nas escolas, universidades, faculdades e também no dia a dia de determinadas profissões ligadas principalmente às áreas de Direito, ensino superior, comunicação etc. Vejamos quais são essas expressões.



Idem

Idem corresponde a dizer: o mesmo, da mesma maneira, da mesma forma, igual.

Trata-se de uma expressão muito usada em artigos e textos acadêmicos, citações bibliográficas etc., o que evita a repetição de termos, palavras, nomes de autores e ideias.

Lato sensu

Das palavras e expressões latinas usadas no ambiente acadêmico, essa é uma das mais comuns, principalmente nas áreas de Linguística (estudo científico da linguagem), Direito e Semiótica (estuda a construção de significado).

Lato sensu corresponde a dizer: em sentido amplo. Isso corresponde a um ensino, entendimento ou interpretação mais ampla.

É por essa razão que a expressão Lato sensu refere-se a cursos de especialização e MBAs nos quais as atividades de pesquisa possuem sentido amplo.

Strictu sensu

A expressão Strictu sensu significa: em sentido restrito. No meio acadêmico, um curso no formato Strictu sensu refere-se a mestrados e doutorados, nos quais as pesquisas são mais restritas quanto à determinada área de conhecimento.



A priori

Das palavras e expressões latinas, A priori é uma das mais populares, sendo empregada nas áreas de jornalismo, artigos de temas gerais, textos acadêmicos etc.

A priori corresponde a: algo baseado em um princípio anterior ou à primeira vista.

Exemplos:

  • A priori, não são disponibilizados documentos suficientes para emitir um parecer.
  • A priori, com as informações que temos agora, não parece uma ideia boa vender o imóvel.

Data venia

palavras e expressões latinas

Data venia significa: com sua licença, dada a licença, dada a permissão. É uma expressão empregada principalmente em ocasiões jurídicas, que requerem uma comunicação mais formal. Essa expressão latina serve para iniciar uma frase ou argumentação de discordância de uma maneira educada.



Exemplo:

  • Data venia, vossa excelência. Desejo adicionar algumas provas antes do seu veredito.

Ad hoc

Das palavras e expressões latinas, embora essa não seja tão usual, é empregada em documentos e em empresas nas quais torna-se necessário adotar uma linguagem mais formal em algumas situações.

Ad hoc significa: extraordinariamente, eventualmente, para o caso.

Exemplo:



Foi contratado um consultor ad hoc para auxiliar nas estratégias financeiras.

Ibidem

Ibidem corresponde a dizer: no mesmo lugar, aí mesmo. Essa expressão, com uso semelhante ao Idem,é muito comum nos textos acadêmicos, evitando repetições quando a expressão latina idem já foi usada.

Grosso modo

Essa expressão latina é comum em diversos textos (acadêmicos ou não), no jornalismo e comunicação.

Grosso modo significa: resumidamente, por alto, de forma genérica, sem entrar em detalhes, sem mencionar os pormenores.

Exemplos:

  • Grosso modo, o trabalho ficou a contento.
  • Grosso modo, aquela análise precisa de ajustes.

Pro forma

Pro forma é uma das palavras e expressões latinas também utilizadas na comunicação escrita e verbal em diferentes áreas de conhecimento.

Pro forma corresponde a dizer: por mera formalidade, apenas para manter as aparências, sem sinceridade.

Exemplos:

  • Aquele manifesto foi somente Pro forma, já que não havia interesse em resolver o problema.
  • A atitude dela foi Pro forma, já que a decisão que tomou ao final era exatamente o contrário.

Pari passu

Pari passu corresponde a dizer: simultaneamente, junto, a passo igual, andar junto.

Exemplos:

Aprendemos Pari passu com o que vivemos.

Iremos iniciar a reforma amanhã cedo. Pari passu, irei à loja de materiais de construção aprovar os orçamentos.

Ao saber esses significados das expressões latinas, suas notas em redação e em interpretação de texto serão maiores nas provas da escola e também no Enem e concursos públicos.

Depois de aprender as palavras e expressões latinas mais usadas, confira nossos demais conteúdos sobre a Língua Portuguesa e compartilhe este artigo com mais pessoas.

Imagens: exame.abril.com.br / superprof.com.br