Diferença Entre Naturalidade e Nacionalidade – Exemplos e O que é

diferença entre naturalidade e nacionalidade

Compreender a diferença entre naturalidade e nacionalidade é essencial para evitar alguns equívocos de interpretação ao utilizar essas palavras. Vejamos o que cada uma significa e no que elas se diferem.

O que é naturalidade?

A naturalidade serve para indicar de forma específica a cidade e o estado nos quais uma pessoa nasceu. Desse modo, podemos apenas ter uma naturalidade, já que nenhuma outra situação pode alterar ou agregar alguma informação à cidade/estado onde nascemos.

Exemplos de naturalidade:



  • Mariana é natural de São José do Rio Preto, SP.
  • Lucas tem naturalidade de Porto Alegre, RS.

O termo naturalidade também é utilizado para indicar a origem de algo.

Exemplos:

  • Esses doces têm naturalidade gaúcha.
  • Esses artesanatos têm naturalidade paraense.

O que é nacionalidade?

Refere-se ao país de nascimento de uma pessoa ou o país do qual a pessoa tenha cidadania. É perfeitamente possível que uma pessoa tenha dupla ou até mesmo tripla cidadania ou nacionalidade, desde que observadas as condições da lei. Vejamos.

  • Direito de solo (jus solis) – Neste caso, a nacionalidade é obtida por meio da naturalidade, ou seja, local (cidade/estado) de nascimento;
  • Direito de sangue (jus sanguinis) – Suponhamos uma pessoa que não nasceu no Brasil, mas que sua mãe ou seu pai tenha nacionalidade brasileira, a pessoa terá direito às 2 nacionalidades, a da mãe e a do pai.

Em muitos países, a nacionalidade pode ser concedida depois que a pessoa mora por determinado período no país, sendo que a exigência desse período varia de acordo com a legislação de cada país. Aqui no Brasil, é possível que um estrangeiro peça (e obtenha) nacionalidade com a condição de ter vivido no mínimo 15 anos de forma ininterrupta no país.

Exemplos de nacionalidade:

  • Paulo, após muitos anos, finalmente conquistou a nacionalidade italiana.
  • Lúcia, por ter pai canadense, possui dupla nacionalidade.

Afinal, qual a diferença entre naturalidade e nacionalidade?

Para compreender melhor a diferença entre naturalidade e nacionalidade, veja a tabela abaixo.



Naturalidade Nacionalidade
Uma pessoa só pode ter uma naturalidade. Uma pessoa pode ter mais de uma nacionalidade.
A naturalidade refere-se especificamente à cidade e estado onde uma pessoa nasceu. A nacionalidade refere-se ao país de nascimento ou ao país onde foi obtida cidadania de acordo com as condições estabelecidas na lei de determinado país.

Essa tabela exemplifica bem a diferença entre naturalidade e nacionalidade.

Documentos necessários para pedir segunda nacionalidade

diferença entre naturalidade e nacionalidade

Além de saber a diferença entre naturalidade e nacionalidade, muitas pessoas têm dúvidas quanto aos documentos necessários para solicitar a segunda ou até mesmo terceira nacionalidade. Cada país possui uma exigência própria com relação aos documentos necessários. Para saber exatamente quais são eles, o recomendado é buscar informações no consulado do país que você pretende obter a nacionalidade.

Em geral, esses documentos incluem: certidão de nascimento, certidão de casamento ou averbação de divórcio, certidão de óbito dos ascendentes (bisavós, avós ou pais) e comprovante de residência. É importante ressaltar que esses e os demais documentos exigidos pelo consulado devem ser traduzidos de acordo com o idioma do país que se pretende obter a nacionalidade.



Em todos os países, a obtenção da cidadania ou nacionalidade é bastante burocrática e demorada. Por isso, é necessário ter paciência e seguir todas as orientações do consulado.

Exemplos de como usar as palavras naturalidade e nacionalidade

Agora que você já sabe a diferença entre naturalidade e nacionalidade, fica fácil saber como usar esses termos da maneira correta e nunca mais confundi-los.

Exemplos:

Ficha cadastral



  • Nome completo: Marcelo Dias Pereira
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Naturalidade: Salvador, BA

Ficha cadastral

  • Marília Lopes
  • Nacionalidade: brasileira e americana
  • Naturalidade: São Francisco, Califórnia

Diferença entre os termos nato e naturalizado

O termo nato refere-se à pessoa que obtém a nacionalidade pura e simplesmente por ter nascido em determinado país. Já a pessoa naturalizada é aquela que obteve uma segunda cidadania a partir de documentos apresentados e atendimento a todas as exigências do país.

Desse modo, quando dizemos que um indivíduo é brasileiro nato, significa que ele nasceu no Brasil. Já quando dizemos que um indivíduo é brasileiro naturalizado, significa que ele não nasceu no Brasil, mas que obteve a cidadania de acordo com a lei.

Todas essas informações deixam claro a diferença entre naturalidade e nacionalidade, facilitando na hora de entender mais sobre este assunto, preencher documentos e formulários etc.

Imagens: techtudo.com.br / constructapp.io