TCC Pronto – Grátis e Quais os Riscos de Comprar um Trabalho, 2018


Comprar um TCC pronto é o desejo de muitos alunos que não possuem tempo suficiente para fazer o trabalho ou simplesmente não querem passar pela pressão de vários meses durante a elaboração desse trabalho determinante para a conquista do diploma. No entanto, esta ideia está longe de ser boa, já que os riscos de comprar esse trabalho pronto são vários (e bem graves). Confira quais são.

7 riscos graves de comprar um TCC pronto

Confira os graves riscos que podem acontecer ao comprar um TCC pronto.

1 – Ir para a cadeia

De acordo com o Artigo 299 do Código Penal Brasileiro e decreto de lei nº 2848/40 de 7 de dezembro de 1940, é caracterizado crime a omissão em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declarações falsas ou diferentes daquela que devia ser escrita, com a finalidade de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar verdades sobre fatos juridicamente relevantes.



A pena prevista é de 1 a 5 anos de reclusão e multa, caso seja um documento público. No caso de documentos privados, o período de reclusão varia de 1 a 3 anos e multa.

O Artigo 307 do Código Penal Brasileiro e decreto de lei nº 2848/40 reforça a caracterização do crime de falsidade ideológica no caso de pessoas que atribuem a terceiros uma falsa identidade para obter vantagens em benefício próprio ou alheio e provocar danos a outrem. Essa lei também determina possibilidade de reclusão de 5 anos e multa.

As duas leis mencionadas acima consideram os atos de compra de trabalhos acadêmicos ou escolares prontos como Crime de Fraude Acadêmica, sendo os responsáveis devidamente punidos.

2 – Reprovação imediata

Outros dos principais riscos de comprar um TCC pronto é que, quando a banca tiver a mínima desconfiança de que o trabalho não tenha sido feito pelo aluno, ele é imediatamente reprovado, tendo de refazer o último ano.

A compra do TCC também impede de forma imediata que o aluno seja contemplado com a formatura, fazendo com que seja perdido todo investimento feito na festa, numa viagem e até mesmo na colação de grau com fotógrafos, aluguel de beca etc.

3 – Má reputação acadêmica

A compra de um TCC pronto é entendida como uma tentativa grave de tentar enganar a banca e toda estrutura da instituição de ensino. Esse crime obviamente gera uma péssima reputação ao aluno no meio acadêmico, fazendo com que no próximo ano de estudo (o qual deverá refazer), ele seja muito mal visto pelos professores e coordenador do curso.



4 – Má reputação profissional

Além de gerar uma reputação ruim no meio acadêmico, a compra de trabalhos prontos faz com que o futuro profissional também não tenha uma boa imagem no mercado de trabalho, já que muitas vezes, algo tão grave como o crime de falsidade ideológica pode ser amplamente divulgado.

Uma má reputação profissional prejudica as chances quanto à conquista de um emprego na área escolhida pelo aluno ou até mesmo impede seu registro profissional em determinados órgãos, tais como CREA, CRM etc.

5 – Prejuízo financeiro

tcc pronto

Comprar um TCC pronto sai muito mais caro que as pessoas imaginam. Além de pagar valores astronômicos pelo trabalho, quando o crime é descoberto, o aluno perde até milhares de reais ao ter de pagar mais um ano de faculdade ou demais despesas (caso faça universidade pública). Além disso, perde também a oportunidade de já iniciar no mercado de trabalho e ter uma atividade remunerada.



6 – Falta de garantias

Por mais que o aluno busque uma pessoa bastante experiente para fazer o TCC, ela jamais poderá garantir os melhores resultados, já que muitas vezes essa pessoa nem sequer estudou o tema que será abordado no trabalho. As chances de erros grosseiros são enormes.

7 – Nervosismo exagerado durante a apresentação

Todo aluno que compra o TCC pronto fica nervoso na hora da apresentação. Por não dominar o assunto, em questão de minutos a banca identifica que não foi ele quem fez o trabalho, gerando todas as consequências que mencionamos anteriormente.

Além da vergonha diante dos professores e colegas, quem compra o TCC pronto demonstra incapacidade de exercer a profissão e de valorizar todo conteúdo aprendido durante a faculdade. Por isso, por mais desafiador que seja fazer esse trabalho, a melhor opção é elaborá-lo do início ao fim, tendo a grata satisfação de ter sido honesto e obter o merecido diploma.

Imagens: psico.online / mtescola.com.br