TCC Direito – Como Fazer e Dicas de Temas, 2018


Tcc direito

O TCC Direito é um dos mais complexos de serem elaborados, já que por abordar uma grande quantidade de leis, é necessário que todas as informações sejam construídas de forma bem fundamentada de acordo com a lei e apresentando um raciocínio linear, compreensível aos leitores.  Para saber como fazer esse trabalho e ver dicas de temas, confira nosso post.

TCC Direito – como fazer?

Os 3 pilares de um TCC Direito consistem na definição do tema, problema de pesquisa e fundamentação. Vejamos com detalhes cada uma delas.

Definição do tema

É natural que os alunos do curso de Direito se sintam bastante confusos na hora de definir qual tema trabalhar no TCC, já que esse campo de estudo e profissão é muito abrangente.



Para resolver isso, é preciso objetividade. O primeiro passo é fazer uma lista que contenha 5 possíveis temas de serem trabalhados. Neste momento, busque identificar com quais assuntos você mais se afiniza, quais matérias mais gostou de estudar durante o curso e, muito importante, em qual matéria suas notas foram maiores.

Ao fazer essa lista, busque colocar temas bem específicos dentro de determinada área e que eles não sejam muito inéditos, já que temas pouco trabalhados geram dificuldades na hora de fazer a fundamentação e podem prejudicar o andamento do TCC.

Problema de pesquisa

O problema de pesquisa do TCC Direito, muito mais que o próprio tema, consiste na “alma” do trabalho, já que ele determinará toda direção da fundamentação do trabalho, pesquisa de autores, casos de jurisprudência, nexo causal etc. E como definir um bom problema de pesquisa?

Também chamado pelos orientadores como pergunta-problema, o problema de pesquisa nada mais é que uma questão específica que você pretende investigar dentro do tema escolhido.

Se o seu tema está ligado a Direito Administrativo, por exemplo, é necessário que você defina uma questão específica a ser investigada no seu TCC que esteja dentro das possibilidades do Direito Administrativo.

O segredo para definir um excelente problema de pesquisa

De acordo com Amilton Quintela, profissional especializado na orientação de TCC, o grande segredo para definir um excelente problema de pesquisa é relacionar duas variáveis.



Exemplo:

Suponhamos que o tema do TCC Direito esteja relacionado ao Direito do Trabalho e que você queira investigar especificamente sobre demandas trabalhistas. Para definir um bom problema de pesquisa é necessário relacionar outra variável à questão das demandas trabalhistas. Uma sugestão de problema de pesquisa seria relacionar a ocorrência de uma demanda trabalhista a uma outra variável, por exemplo, políticas de gestão de recursos humanos nas empresas. Desse modo o problema de pesquisa poderia ser:

  • Qual a relação entre a ocorrência de demandas trabalhistas e as políticas de gestão de recursos humanos?

Fundamentação

Definido tema e o problema de pesquisa, o TCC Direito fica muito mais fácil, sendo possível iniciar a etapa de fundamentação. A dica aqui é reservar um bom tempo para pesquisar os melhores autores quanto ao tema e problema de pesquisa escolhidos, casos de jurisprudência etc., fazendo uma excelente fundamentação principalmente quanto às citações, menção de leis etc.

Além de pesquisar livros e artigos acadêmicos, outra dica de ouro é acessar o Google Acadêmico e pesquisar por trabalhos com temas semelhantes. Escolha os 2 ou 3 melhores e veja quais autores foram utilizados, leis comentadas e demais informações que possam enriquecer seu TCC.



Sobretudo no curso de Direito, a fundamentação deve ser feita de maneira impecável para que a banca não tire pontos da nota, já que pelo fato de ser uma área mais teórica, o apontamento de autores e qualidade na escrita conta bastante.

10 dicas de temas de TCC Direito

tcc direito

1 – O trabalho escravo no Brasil

2 – Assédio moral nas pequenas e médias empresas

3 – Conflitos de herança entre irmãos

4 – Pensão alimentícia ao cônjuge do sexo masculino

5 – Fatores de risco ao feminicídio

6 – Direito Penal e psicopatia no núcleo familiar

7 – Responsabilidade penal e embriaguez

8 – Impactos jurídicos da reforma trabalhista

9 – Responsabilidade ambiental e Direito Agrário

10 – Guarda compartilhada de filhos

Além dessas sugestões de temas para TCC Direito, com base nessas ideias e nas vivências durante o curso, você poderá fazer sua própria lista, chegando àquele que mais se enquadra ao que você pretende investigar e que também tenha boas fontes de pesquisa (o que facilitará bastante na elaboração do trabalho).

Imagens: nexoos.com.br / osayk.com.br