Sumário ABNT para TCC (Monografia) – Como Fazer nas Regras 2018


A elaboração do Sumário ABNT para TCC (Monografia) é essencial na organização de todos os capítulos e subcapítulos do trabalho, demonstrando de maneira clara a sequência de informações. Para saber todos os detalhes com relação à parte do sumário ABNT, confira nosso post.

O que é o sumário ABNT para TCC  2018?

Consiste na estrutura de nomenclatura e enumeração de todos os capítulos e subcapítulos do TCC, colocando-os em ordem e mencionando em qual página cada item está. O sumário ABNT deve estar contido logo depois dos seguintes itens: capa, folha de rosto, folha de aprovação, dedicatória, resumo, listas (de tabelas, figuras e abreviaturas); vindo antes do primeiro capítulo.

Regras ao fazer o sumário ABNT para TCC 

Título

O título (que no caso é a palavra “sumário”) deve ser escrito com todas as letras maiúsculas, em fonte tamanho 14 e em alinhamento centralizado.



Espaçamento entre título e menção dos capítulos

O espaçamento entre linhas a ser dado entre o título (palavra “sumário”) e a menção do primeiro capítulo deve ser de 1,5cm.

Capítulos e subcapítulos

Os capítulos devem ser escritos com todas as letras em maiúsculo, com fonte tamanho 12, em negrito e em alinhamento à esquerda. Já os subcapítulos devem ser escritos somente com a primeira letra em maiúsculo e o restante em minúsculo, também com fonte tamanho 12, sem negrito e deve ser mantido alinhamento à esquerda.

Numeração

Sumário ABNT para TCC monografia

Todos os capítulos e subcapítulos devem receber um número sequencial, obedecendo a uma sequência exata, conforme exemplo abaixo.

Obs.: O tipo de fonte do sumário ABNT deve ser exatamente igual a que foi utilizada na elaboração do TCC, ou seja, Times New Roman ou Arial, não podendo a fonte do sumário ser diferente das demais partes do trabalho.

4 dicas para fazer o sumário ABNT para TCC (monografia)

1 – Deixar esse item por último

Pelo fato de o sumário ABNT ter o número exato da página onde é iniciado cada capítulo e subcapítulo mencionado, esse item deve ser deixado por último, quando todo o TCC já estiver pronto e devidamente formatado de acordo com as normas da ABNT.



2 – Elaborar o sumário manualmente

Por mais que o editor de texto Word tenha recursos para elaborar o sumário ABNT de forma automática, o indicado é elaborar o sumário ABNT manualmente, ou seja, conferindo cada capítulo e subcapítulo e numerando-os de acordo com a sequência que deve constar no sumário.

3 – Ver modelos aplicados na sua instituição de ensino

Antes de elaborar o Sumário ABNT para TCC  e organizar a sequência de capítulos e subcapítulos do seu trabalho, confira modelos de TCC prontos realizados pelos ex-alunos da sua instituição de ensino, já que ao observar todos os detalhes desse trabalho, você não corre o menor risco de errar e a banca não questionará nada.

4 – Faça as anotações do sumário à parte

Pelo fato de o TCC ser um trabalho longo, para facilitar na hora de estruturar o sumário ABNT para TCC ao final do trabalho, o melhor é fazer as anotações em um arquivo separado durante a elaboração do TCC, já colocando a sequência adotada.

3 estratégias para escolher boas fontes para o TCC

Além de saber detalhes sobre como fazer o sumário ABNT para TCC (monografia), para fazer um excelente trabalho um dos primeiros passos é escolher as melhores fontes de pesquisa, com bons autores, sites etc. que ofereçam informações de qualidade. Vejamos quais são essas estratégias.



1 – Escolha autores renomados

Ao fazer a seleção dos autores que serão pesquisados durante o trabalho, opte por aqueles mais renomados e que possuem máxima credibilidade no meio acadêmico com relação à área de conhecimento que você está abordando. Essa simples estratégia renderá muitos pontos na análise da banca.

2 – Opte por sites confiáveis

Outra estratégia importante é optar apenas por sites confiáveis enquanto fonte de informação. Fontes duvidosas geram um grande descrédito, principalmente na área acadêmica. Converse com seu orientador e veja quais são os sites mais indicados antes de fazer as referências no trabalho.

3 – Consulte outros trabalhos

Pesquisas no Google Acadêmico e no acervo digital de grandes faculdades públicas são excelentes fontes de pesquisa de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso e demais pesquisas perfeitamente fundamentadas, dando também bastante crédito ao seu trabalho.

Depois de conferir todas essas regras do sumário ABNT para TCC  e estratégias para boas fontes, fica mais fácil começar a elaborar o trabalho de forma organizada.



Gostou do nosso artigo sobre sumário ABNT para TCC (monografia)? Compartilhe!

Imagens: blog.fastformat.co / br.freepik.com