Referências Bibliográficas ABNT de Livros e Sites – Regras 2018


As referências bibliográficas ABNT de livros e sites é uma das regras essenciais na elaboração de trabalhos acadêmicos, já que tais referências demonstram as fontes de informação utilizadas pelos alunos. Para tirar todas as dúvidas sobre a importância e regras básicas dessas referências bibliográficas, confira nosso post.

A importância das referências bibliográficas ABNT de livros e sites

Os livros e sites estão entre as principais referências utilizadas na hora de fazer trabalhos acadêmicos como TCC, teses, artigos etc. Durante a elaboração desses trabalhos, é comum consultar vários autores e sites dos mais variados.

Por isso, aqueles escolhidos como principais, presentes nas citações diretas e indiretas ou que de alguma forma serviram de base para o desenvolvimento do tema, devem estar nas referências bibliográficas ABNT de livros e sites, dando toda credibilidade ao trabalho – este é o motivo pelo qual as referências bibliográficas devem estar impecáveis.



Regras para referências bibliográficas ABNT de livros e sites

Livros com apenas 1 autor

Deve ser colocado o sobrenome do autor com todas as letras maiúsculas, nome abreviado do autor, título da obra, subtítulo da obra (caso houver), edição (caso houver), local da publicação, editora e ano da publicação da obra. Obs.: o título e subtítulo da obra deve estar em negrito.

Exemplos:

THUAN, Trinh Xuan – A melodia secreta:… e o Homem criou o Universo. 1ª Ed. Lisboa: Editorial Bizâncio, 2002.

SETZER, W.W. Bancos de Dados: Conceitos, Modelos, Gerenciadores, Projeto Lógico e Projeto Físico. S. Paulo, Edgar Blucher, 1986.

Livros com até 3 autores

Deve ser adotado o mesmo procedimento das referências bibliográficas anterioriores (com 1 autor). A única diferença é que os nomes dos autores devem ser separados por ponto e vírgula, sendo seguidos de espaço.

Exemplos:



DAMIÃO, R.T.; HENRIQUES, A. Curso de direito jurídico. São Paulo: Atlas, 1995.

ADES, L.; KERBAUY, R.R. Análise sobre o Comportamento de Compra: 5. ed. São Paulo: Editora USP, 2002.

Livros com mais de 3 autores

No caso de livros com mais de 3 autores, deve ser apontado somente o primeiro autor, devendo ser acrescentada a expressão latina et al (que significa “e outros”).

Exemplos:



BRITO, E.V., et al. Imposto de renda das pessoas físicas: livro prático de consulta diária. 6. ed. atual. São Paulo: Frase Editora, 1996.

SILVA, L. et al. Como a Poluição Afeta nossa Saúde. 1 ed. Curitiba: Editora Sol Nascente, 2002.

Regras para referências bibliográficas ABNT de sites

Para esclarecer todas as dúvidas das referências bibliográficas ABNT de livros e sites, agora precisamos observar como é feita essa referência com relação aos sites, o que inclui também apontar os links que são acesso direto à fonte da informação.  Para fazer as referências bibliográficas de um site é necessário colocar o sobrenome do autor em letras maiúsculas, nome do autor em letras minúsculas, título do artigo, link e data de acesso, sendo que antes da data deve ser colocada a expressão acesso em:.

Exemplo:



TAVARES, Romero. Construindo mapas conceituais. Disponível em: Link. Acesso em: 28/09/2017.

Dicas de como fazer boas referências ABNT de livros e sites

Referências bibliográficas ABNT de livros e sites

Para fazer as melhores referências ABNT de livros e sites é fundamental seguir essas dicas:

Escolher autores que foram estudados na faculdade

Cada curso possui grandes autores que atuam como fortes referenciais em determinada matéria relacionada ao tema. Faça no mínimo algumas referências bibliográficas deles no trabalho, já que isso dará bastante credibilidade e coerência com o tema proposto.

Priorize os livros mais recentes

Além de adotar os autores mais conhecidos (e renomados) trabalhados no curso, é recomendado pesquisar e buscar referências bibliográficas nas edições mais atuais dos livros, já que de uma edição para outra os autores adicionam informações que poderão ser muito úteis. Além disso, edições mais recentes demonstram a atualidade do tema abordado e das ideias e pensamentos do autor.

Escolha sites de qualidade

No caso das pesquisas realizadas em sites, é fundamental que eles sejam confiáveis e que tenham credibilidade no meio acadêmico. Com a proliferação de notícias falsas e fontes que nem sempre estão comprometidas com a qualidade da informação, determinados sites podem trazer complicações para um trabalho acadêmico. Escolha sites que sejam referência em seu curso ou no meio acadêmico, mantendo sempre fontes de alta qualidade.

Vídeo sobre Referências Bibliográficas ABNT

Com todas essas dicas de referências bibliográficas ABNT de livros e sites, seu trabalho acadêmico ficará impecável.

Gostou do nosso artigo sobre referências bibliográficas ABNT de livros e sites? Compartilhe!

Imagens: altoastral.com.br / br.freepik.com