Introdução e Conclusão de TCC nas Normas ABNT – Como Fazer, 2018


Saber como fazer a introdução e conclusão de TCC nas normas ABNT é item-chave para que o trabalho obtenha uma nota alta, já que essas etapas marcam o início e o final de um longo trabalho de pesquisa. Para saber em que consiste essas etapas e quais regras seguir ao elaborá-las, confira nosso post.

A importância da introdução e conclusão de TCC nas normas ABNT 2018

Introdução

Podemos dizer que a introdução tem como objetivo fazer com que as pessoas conheçam o contexto do tema. Isso significa que nessa parte inicial do trabalho, você deverá colocar de maneira concisa e superficial o que seu tema significa, a relevância dele e algumas informações básicas.

É importante ter claro que, ao fazer essa contextualização do tema, não basta simplesmente “jogar” o tema, problema de pesquisa e objetivos do TCC. É preciso inserir esse conteúdo em um contexto. Para fazer uma boa introdução, nesse momento escreva de maneira clara por que esse tema é relevante para a área escolhida e para a sociedade como um todo, o motivo de você ter escolhido essa área e o que você pretende com o trabalho. Vale ressaltar que essa regra de nunca “jogar” as demais questões do trabalho vale para a introdução e conclusão de TCC nas normas ABNT.



Vejamos um exemplo de introdução do TCC do curso de Administração da UNICAMP:

introducao-e-conclusao-de-tcc-nas-normas-abnt-infografico

Essa estrutura é uma das mais adotadas quanto à introdução e conclusão de TCC nas normas ABNT.

Conclusão

Introdução e conclusão de TCC nas normas ABNT

Com relação à importância da introdução e conclusão de TCC nas normas ABNT, agora veremos especificamente os detalhes quanto à conclusão.

introducao-e-conclusao-de-tcc-nas-normas-abnt-infografico-2



Depois de conferir todos esses detalhes com relação à introdução e conclusão de TCC nas normas ABNT fica muito mais fácil elaborá-los e obter uma excelente nota.

Imagens: br.freepik.com / exame.abril.com.br