História Infantil Para Dormir – Vantagens, Como Adquirir Esse Hábito


A história infantil para dormir traz imensos benefícios para a educação e desenvolvimento das crianças. Além disso, esse momento especial fortalece o relacionamento entre pais e filhos e melhora a qualidade do sono. Para saber ainda mais vantagens de contar histórias antes de dormir e como criar esse hábito nas crianças, confira nosso artigo.

5 vantagens da história infantil para dormir

1 – Melhora a alfabetização

Cada história infantil para dormir é considerada uma grande aliada no processo de alfabetização dos pequenos, sobretudo nos primeiros anos escolares.  Essas histórias, geralmente lúdicas fazem que as crianças comecem a se familiarizar com as letras e palavras, observando os sons, escrita, pronúncia etc. Esses fatores são essenciais para melhorar a alfabetização escolar e fazer que a criança apresente alto desempenho.

2 – Favorece o hábito da leitura

Os pais que contam história infantil para dormir automaticamente estão contribuindo para que as crianças adquiram o saudável hábito da leitura – determinante para todas as etapas da vida. Conforme as crianças vão crescendo, elas geralmente conservam essa leitura antes de dormir e isso ajuda muito no desempenho escolar.



3 – Mais disciplina com os deveres de casa

Crianças que adquirem desde cedo o hábito de ouvir histórias ou de ler tendem a ser mais disciplinadas nos deveres escolares com o passar dos anos. Essa disciplina, além de ser fundamental para o bom desempenho escolar, facilita a vida dos pais.

4 – Desenvolvimento cerebral

Toda história infantil para dormir é excelente para estimular a criatividade, imaginação, aprendizado, memória e demais atividades cognitivas. A leitura, em todas as idades, e especialmente no caso das crianças, é excelente para melhorar o desenvolvimento cerebral.

5 – Interação com os pais

Ao contar uma história infantil para dormir, os pais criam um momento afetuoso de interação com os filhos, o que contribui para o equilíbrio emocional das crianças. Psicólogos afirmam que nesses momentos de interação, em que os pais contam historinhas para dormir, as crianças liberam benéficos hormônios que favorecem a sensação de relaxamento e bem-estar.

Isso significa que, além das atividades cognitivas e desempenho escolar, o hábito de ler para os filhos melhora a saúde física dos pequenos.

Como escolher uma história infantil para dormir?

Além de conhecer as vantagens de uma história infantil para dormir, vamos ver agora como escolher as melhores opções e criar esse hábito da leitura.

Observar a idade

Ao escolher histórias infantis para dormir, é preciso observar aquelas mais adequadas de acordo com a idade da criança e semelhança da historinha com o contexto de vida. Lembre-se de que as crianças se identificam facilmente com os personagens.



Ler antes

Os pais precisam ler a história infantil para dormir antes de iniciar a leitura para as crianças. Isso faz que eles consigam transmitir maior emoção e façam um certo suspense para tornar a leitura mais divertida.

Luz adequada

Para que a criança consiga relaxar durante a leitura e ter um sono de qualidade assim que a historinha terminar, é preciso usar uma luz adequada, preferencialmente um abajur ou luminária com uma luz mais suave. Essa baixa luminosidade também favorece o relaxamento dos pequenos e faz que eles consigam “mergulhar” na história com maior facilidade.

Reunir as crianças

Ao ler uma história infantil para dormir, outra dica é reunir todas as crianças de casa, irmãos, primos, sobrinhos etc. Esses momentos de leitura melhoram a integração social das crianças e todos aproveitam dos benefícios da leitura.

Deixar as crianças escolherem livros

No caso de crianças maiores, uma dica preciosa aos pais é levar os filhos para bibliotecas, livrarias ou sebos e deixar que as crianças escolham o livro preferido (de acordo com a faixa de idade). Esse hábito simples promove diversos aprendizados essenciais para que as crianças valorizem o conhecimento, educação e cultura.



Algumas dicas de história infantil para dormir

historia infantil para dormir

Pequenas fábulas

Pequenas fábulas são excelentes principalmente para as crianças menores, principalmente aquelas com historinhas e linguagem mais simples.

Gibi

Para crianças um pouco maiores, uma excelente opção de história infantil para dormir são gibis (Ex.: gibi da Turma da Mônica).

Histórias bíblicas

Histórias bíblicas também estão entre as mais procuradas entre as leituras infantis para dormir, lembrando que os livros devem estar de acordo com a idade das crianças.



Anotou essas dicas de história infantil para dormir? Agora veja nossos demais conteúdos sobre educação e como melhorar o desempenho escolar.

Imagens: saranossaterra.com.br / Angelino.com.br