Formatação nas Normas da ABNT para TCC – Regras 2018


Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

A formatação nas normas ABNT para TCC, por mais “chatas” que pareçam, são fundamentais na elaboração de trabalhos de conclusão de curso, artigos e teses, já que o grande valor científico e de pesquisa necessitam ser organizados e padronizados. Para conhecer quais são as principais normas ABNT em trabalhos acadêmicos, confira nosso post.

Principais normas ABNT para TCC 

Para ajudar os alunos, vamos falar sobre as principais normas e dar dicas simples para deixar seu trabalho totalmente formatado de acordo com as regras da ABNT. Confira.

1 – Citações na fundamentação teórica

Uma das principais normas da ABNT para TCC consiste em fazer referências (diretas e/ou indiretas) principalmente na parte dedicada à fundamentação teórica. Isso é necessário porque o acadêmico precisa demonstrar como obteve as fontes de pensamentos e ideias para desenvolver o tema e problema de pesquisa dos trabalhos acadêmicos, deixando bem claro o nome de autores e anos nos quais esses trabalhos consultados foram publicados.



2 – Referências bibliográficas

Todo trabalho acadêmico, seja um TCC, artigo ou tese de mestrado e doutorado devem ser impecáveis com relação à formatação das referências bibliográficas. Todas as fontes utilizadas na pesquisa, sejam elas livros, artigos, revistas, jornais, sites etc. devem ser mencionadas ao final do trabalho, demonstrando claramente como o aluno/autor fundamentou seu trabalho.

Com relação à formatação nas normas ABNT para TCC no que diz respeito às referências, o correto é o seguinte:

  • A fonte utilizada deve ser exatamente igual àquela que foi aplicada no decorrer do trabalho. Ou seja, usar a fonte Arial ou Times New Roman, em tamanho 12. Obs.: jamais utilizar uma fonte diferente da que foi escolhida no trabalho;
  • A palavra (REFERÊNCIAS) que aparecerá como título deve ser centralizada, estar em negrito e em fonte 12. O espaço entre linhas entre o título e a primeira referência deve ser de 1,5;
  • Todas as referências devem ser formatadas com alinhamento à esquerda;
  • O espaçamento entre linhas adotado no decorrer do texto deve ser simples na formatação ABNT;
  • Ao separar uma referência da outra, deve ser obedecido espaçamento entre linhas duplo. Obs.: algumas instituições, no lugar do espaçamento duplo, adotam dois espaçamentos simples (é necessário verificar as regras específicas adotadas em sua instituição de ensino);
  • Todas as referências mencionadas devem obedecer à ordem alfabética de acordo com os sobrenomes dos autores. Caso sejam utilizados mais de um livro do mesmo autor, deve-se começar pelos livros mais atuais e depois colocar o (s) mais antigo (s);
  • O título da obra utilizada como referência sempre deve estar em negrito, independentemente se a referência seja de livros, sites, artigos, teses etc.

Na parte de referências bibliográficas, ao final da formatação do trabalho acadêmico, é preciso apontar realmente todas as referências bibliográficas utilizadas na elaboração do trabalho, sejam elas livros, artigos acadêmicos, trabalhos de conclusão de curso, sites, jornais, revistas etc. A questão das referências é tão séria que a ausência de uma delas ou erros quanto à menção de autores e datas na formatação podem prejudicar a nota final dos trabalhos acadêmicos.

3 – Formatação específica para capa

Ainda que muitos alunos não saibam disso, a capa dos trabalhos acadêmicos ABNT também precisa seguir à risca na formatação das normas da ABNT. De forma geral, as capas dos trabalhos acadêmicos devem ser formatadas da seguinte forma:

  • O tipo de fonte utilizada pode ser somente Times New Roman ou Arial, lembrando que a fonte adotada na capa deve ser a mesma do início ao fim do trabalho acadêmico;
  • O nome da instituição de ensino deve estar logo no início da página, devendo ser mantido: alinhamento centralizado, letras maiúsculas (caixa alta), fonte em tamanho 12 e negrito;
  • Logo depois do nome da instituição deve ser apontado o nome completo do autor do trabalho acadêmico, que deve estar em letras maiúsculas, com alinhamento centralizado e com fonte em tamanho 12;
  • O título do trabalho acadêmico deve estar localizado bem no centro da página, estando formatado em negrito, com alinhamento centralizado, em letras maiúsculas e fonte em tamanho 14;
  • A formatação do subtítulo (logo abaixo do título) deve ser as mesmas regras de formatação anteriores (adotadas no título). A única diferença é que o subtítulo não deve estar em negrito;
  • Com relação ao local e o ano do trabalho, ambos devem ser colocados em fonte tamanho 12 e alinhamento centralizado. Quanto ao nome da cidade, somente a primeira letra deve estar em maiúsculo. O ano deve ser mencionado logo abaixo do nome da cidade.

Com relação às dimensões da capa de acordo com a formatação nas normas ABNT para TCC devem ser obedecidas as seguintes regras:

  • 3 espaços entre o nome da instituição e o nome do aluno;
  • 4 espaços entre o nome do aluno e o título do trabalho;
  • 5 espaços entre o título do trabalho e o local e data.

4 – Espaçamento entre linhas

Com relação ao espaçamento entre linhas, a Formatação nas normas ABNT para trabalhos acadêmicos determinam o seguinte:



  • Com relação ao corpo do texto, precisa ser adotado o espaçamento entre linhas de 1,5;
  • No caso de citações diretas longas (com mais de 3 linhas), referências bibliográficas, notas de rodapé e legendas, deve ser adotado espaçamento entre linhas simples (de 1).

5 – Margens aplicadas e tamanho da folha

Outra regra básica quanto à formatação ABNT para trabalhos acadêmicos é com relação às margens e tamanho da folha.

  • Todos os trabalhos acadêmicos/científicos devem ser feitos em papel A4 (21 x 29,7 cm);
  • A margem aplicada deve ter medida de 2 cm na inferior e direita e de 3 cm na margem superior e esquerda.

Outra das regras com relação à formatação ABNT para TCC trata-se das margens aplicadas, que devem ser de:

  • Superior = 3cm;
  • Inferior = 2cm;
  • Esquerda = 3cm;
  • Direita = 2cm.

6 – Parágrafos, fontes e recuos

Conforme já mencionamos, as normas de formatação ABNT para trabalhos acadêmicos estabelecem que as fontes utilizadas devem ser apenas Arial ou Times New Roman, sendo necessário utilizar uma dessas fontes em todo o trabalho.

O tamanho da fonte utilizado para formatar o corpo do texto deve ser 12. Para os títulos, são aceitas fontes 12 ou 14 (sendo preferível usar a 14, já que isso melhora a estética do trabalho).



Com relação às legendas, citações longas, paginação e notas de rodapé, a fonte deve obrigatoriamente ter tamanho 10.

No que se refere ao espaçamento entre linhas, durante o corpo do texto deve ser aplicado espaçamento entre linhas de 1,5. Para citações diretas que possuam mais de 3 linhas, notas de rodapé, legendas e referências bibliográficas deve ser aplicado o espaçamento simples de 1.

Com relação ao recuo presente na primeira linha dos parágrafos, de acordo com as normas da ABNT, ele deve ser de 2 cm.

Como seguir as normas ABNT?

Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos

Para evitar erros com relação à aplicação dessas e de outras formatações ABNT, o mais indicado é iniciar o trabalho já fazendo a formatação de Word de acordo com as regras estabelecidas. Quando o aluno deixa toda formatação para o final, fica mais difícil fazer as adequações e nem sempre será possível ter tempo suficiente para prestar atenção em todos os detalhes da formatação ABNT antes da entrega dos trabalhos acadêmicos.

O mais indicado para não errar na formatação ABNT para TCC é aplicar e fazer uma revisão da formatação a cada etapa na qual o trabalho é feito. Dessa forma, ao final, bastarão pequenos ajustes antes da entrega.

4 dicas para não errar na formatação ABNT para TCC

1 – Antes mesmo de começar a desenvolver o TCC, anote todas essas regras básicas para já começar a elaborar e formatar o trabalho de acordo com elas, evitando de deixar toda formatação para o final.

2 – Não esqueça de anotar nenhuma referência, já que a falta de uma delas gera desconto de pontos na nota.

3 – Reserve um horário com seu orientador antes da entrega final do trabalho, aproveitando também para confirmar as regras específicas da faculdade/universidade quanto às normas ABNT.

4 – Ao finalizar o trabalho e antes de entregá-lo ao seu orientador, reserve no mínimo 1 semana para revisar todos os detalhes com relação à formatação nas normas ABNT para TCC.

Formatação nas Normas ABNT para TCC em vídeo

Além de saber essas dicas, procure baixar trabalhos no Google Acadêmico. Ao observá-los você poderá ver claramente a aplicação de todas as normas da ABNT.

Gostou do nosso artigo sobre Formatação ABNT para trabalhos acadêmicos? Compartilhe!

Imagens: sindsemp-ma.org.br / altoastral.com.br