Citação ABNT Direta e Indireta – Como Fazer e Exemplos


Como fazer a citação ABNT direta e indireta é uma das principais dúvidas dos alunos na hora de fazer trabalhos acadêmicos como TCC, artigos, teses etc. Para tirar todas as dúvidas com relação a essas citações, confira nosso post.

Por que fazer Citação ABNT direta e indireta?

Por mais que essas citações estejam presentes nos trabalhos acadêmicos, muitos alunos não entendem por que os professores são tão rigorosos quanto a elas. As citações servem para dar embasamento teórico ao que o aluno está colocando no trabalho, servindo de alicerce para o desenvolvimento do tema. A citação direta e indireta tem por objetivo demonstrar quais autores e demais fontes o aluno utilizou para desenvolver determinado raciocínio, dando o devido crédito à fonte da informação.

O que é uma citação direta e como fazer?

A citação direta também é conhecida como referência textual, sendo que esse tipo de referência consiste na transcrição exata das palavras do autor, sem qualquer tipo de alteração. A citação direta pode ser curta (com no máximo 3 linhas), estando contida no corpo do texto e acompanhada de aspas (“ / ”).



A citação ABNT direta também pode ser longa, que é quando ela possui mais de 3 linhas. Neste caso, a citação deve ser destacada com recuo de 4cm, ter fonte em tamanho 10 e não é necessário colocar aspas. Ainda com relação à formatação, deve ser observado espaço de 1,5 entre o texto e esta citação direta longa.

O que é uma citação indireta e como fazer?

Para compreender a citação ABNT direta e indireta, falaremos agora exclusivamente das características da citação indireta. Também conhecida como citação livre, a citação indireta é quando, no decorrer de um trabalho acadêmico, expressamos com nossas próprias palavras os pensamentos, ideias e teorias de outros autores. Quando isso ocorre, é necessário indicarmos o nome do autor usando uma das duas maneiras abaixo.

1ª maneira:

A citação do autor deverá ser feita no corpo do texto, devendo ser usada somente a primeira letra do nome do autor em letra maiúscula. Também deverá ser apontado o ano em que o trabalho do autor foi publicado, sendo que o ano da publicação do trabalho deve estar entre parênteses.

2ª maneira:

O nome do autor deve ser citado em letra maiúscula juntamente com o ano da publicação do trabalho, sendo que essas informações devem estar entre parênteses.

Exemplos de citação direta e indireta nas normas ABNT

citação ABNT direta e indireta

Citação direta ABNT

Citação direta Curta

“A expressão ‘furiosa’ dessa estátua de que fala Rabelais, corresponde também à realidade.” (BAKHTIN, 1987, p.388).



Citação direta Longa

A partir da especificidade do jornalismo, Eco (1998, p.14) questiona:

O que é um jornal, senão um produto, formado de um número fixo de páginas,  obrigado a sair uma vez por dia, e no qual as coisas ditas não serão mais unicamente determinadas pelas coisas a dizer (segundo uma necessidade absolutamente interior), mas pelo fato de que, uma vez por dia, se deverá dizer o tanto necessário para preencher tantas páginas?

Citação indireta ABNT

1ª Maneira

Como já destacado, Marcondes Filho (1989) tem uma visão crítica do modo de produção das notícias. Ele caracteriza três formas de falseamento ou encobrimento das notícias. São elas: o jogo com o texto noticioso, produzindo a fragmentação da realidade e a personificação dos processos sociais; o uso da linguagem técnica; e a política do destaque e da supressão de informações. Promove-se aqui algumas considerações sobre o que se denomina de padronização da linguagem jornalística, pinçando esses enfoques críticos de Marcondes Filho, tendo em vista sua relevância no contexto deste trabalho.

2ª Maneira

Um texto deve ser entendido também por aquilo que ele oculta, mascara. Neste sentido, explicitar a intenção subjacente do autor é uma das tarefas da crítica. (MORAIS, 2000).



Dicas para Citações para TCC

Durante a elaboração de um trabalho acadêmico os alunos sempre ficam em dúvida sobre qual citação é melhor fazer. Por isso, é preciso deixar claro que esses tipos de trabalhos devem ter citação ABNT direta e indireta, já que para cada situação, deve ser utilizada uma delas, o que enriquece o trabalho.

Conforme comentamos, a citação ABNT direta e indireta é de extrema importância na parte de fundamentação teórica, dando toda credibilidade ao tema desenvolvido. A ausência ou erros de citação podem acarretar diminuição da pontuação na nota final do trabalho.

Imagens: blog.unavirtual.com.br / portal.blbbrasilescoladenegocios.com.br