Aprendendo a Ler com as Histórias em Quadrinhos


Muitas crianças estão aprendendo a ler com as histórias em quadrinhos e esse simples e divertido hábito traz grandes benefícios para a educação, desenvolvimento e disciplina nos deveres escolares. Quer saber as vantagens de ler com as histórias em quadrinhos e ver como começar? Confira nosso artigo.

Aprendendo a ler com as histórias em quadrinhos – 5 vantagens

1 – Interesse natural

Aprender a ler com as histórias em quadrinhos é excelente porque elas despertam o interesse natural das crianças graças às muitas cores, personagens divertidos, lugares diferentes e histórias cativantes. Isso faz que as crianças adquiram naturalmente o hábito de ler e acelere o processo de alfabetização e aprendizado, especialmente para os alunos da educação básica.

2 – Estimula o desenvolvimento cognitivo

Muitos estão aprendendo a ler com as histórias em quadrinhos por recomendação dos professores e psicólogos. Os motivos não são por acaso. Essas histórias, de forma leve e divertida, estimulam a imaginação e raciocínio das crianças, o que aumenta a capacidade cognitiva para atividades relacionadas à memória, concentração, aprendizado, foco, raciocínio etc.



3 – Melhora o desempenho escolar

Quem está aprendendo a ler com as histórias em quadrinhos usufrui de uma série de benefícios para o desempenho escolar, que são:

  • Maior facilidade para interpretação de textos;
  • Aumento do interesse pela leitura de forma geral;
  • Familiaridade com vários recursos linguísticos;
  • Ampliação do vocabulário;
  • Melhora a qualidade da escrita e ortografia.

4 – Novas amizades

Crianças que estão aprendendo a ler com as histórias em quadrinhos também possuem mais facilidade de fazer novos amigos, principalmente, com aquelas crianças que compartilham do mesmo interesse. Isso favorece a capacidade de interação social das crianças, o que repercute também na adolescência e vida adulta.

5 – Opção de lazer saudável

Quando os pequenos estão aprendendo a ler com as histórias em quadrinhos, eles passam a ter uma opção mais saudável de lazer, evitando uso excessivo de dispositivos eletrônicos como celulares e tablets. Inclusive, esse tempo exagerado que as crianças estão focadas em dispositivos eletrônicos é motivo de grande preocupação para os pais e educadores.

6 dicas de histórias em quadrinhos para aprender a ler

Para aprender a ler com as histórias em quadrinhos, é preciso anotar essas dicas de histórias mais clássicas e recomendadas para as crianças que estão iniciando o processo de alfabetização:

1 – Dom Quixote

2 – Turma da Mônica



3 – Sherlock Holmes

4 – O Hobbit em quadrinhos

5 – O Maravilhoso Mágico de Oz

6 – Quadrinhos da Disney



Como estimular o hábito da leitura nas crianças?

Aprendendo a ler com as historias em quadrinhos

Valorizar imagens

As vantagens de quem está aprendendo a ler com as histórias em quadrinhos é que essas histórias valorizem também as imagens. Isso significa que, para que as crianças comecem a gostar de ler, o primeiro passo é ler histórias ricas em ilustrações.

Deixar as crianças escolherem

Uma forma de estimular o hábito da leitura para quem está aprendendo a ler com as histórias em quadrinhos é permitir que as crianças escolham quais livrinhos ou histórias em quadrinhos elas querem ler (dentro da faixa de idade adequada). Para isso, basta levar as crianças para bibliotecas, livrarias ou sebos para que elas escolham até 3 livrinhos dos quais mais gostaram.

Estabelecer períodos

Crianças que estão aprendendo a ler com as histórias em quadrinhos mantêm uma frequência de leitura. Este é o “segredo” para usufruir de todos os benefícios de ler desde criança. Busque definir com as crianças a ler 1 livrinho de histórias em quadrinhos por semana.



Definir horários para leitura

Para facilitar a rotina das crianças que estão aprendendo a ler com as histórias em quadrinhos e estimular o senso de disciplina, uma dica é definir horários para a leitura. Isso fortalece o hábito e faz que as crianças e os pais consigam se organizar melhor para esses tão importantes momentos de leitura.

Uma dica aqui é reservar 1 hora, 3 vezes por semana, antes de dormir, para que as crianças leiam histórias em quadrinhos ou outros livros de interesse. No caso de crianças pequenas e que ainda estão aprendendo a ler, é essencial contar com o apoio dos pais para narrar as historinhas.

Depois de ver as vantagens de crianças que estão aprendendo a ler com as histórias em quadrinhos, veja nossos demais conteúdos sobre como melhorar o desempenho escolar e estimular o hábito da leitura em crianças e adolescentes.

 Imagens: ipanguacu-news.blogspot.com / epoca.globo.com