Catacrese é uma figura de linguagem empregada quando precisamos nomear algo que não possui um nome específico. Veja exemplos. Entenda a origem desse recurso.
O que é Catacrese?
Catacrese é uma figura de palavra, considerada por muitos como um tipo de Metáfora. Seu uso é muito comum. Caracteriza-se por utilização de um termo fora de seu sentido real. Ela é empregada naturalmente, por não existir um nome adequado ou específico para identificar aquilo que se quer expressar.
São exemplos:
- Costas da cadeira
- Manga da camisa
- Asa da xícara
- Pé da mesa
- Cabeça de alho
Etimologia
É sempre válido buscarmos a origem dos termos. Isto nos ajuda a compreender muitas coisas. Catacrese vem do latim catachresis, que se originou do grego Katakhresis, que quer dizer “mau uso”.
Para entender a Catacrese
Esta figura de linguagem, que é também denominada figura de palavra é empregada utilizando-se vocábulos no sentido figurado ou conotativo.
A linguagem figurada caracteriza-se por representar um sentido que não é o real. (sentido figurado). É um entendimento subjetivo que só é válido dentro do contexto em que se encontra.
Desta forma, podemos pensar a Catacrese como termo empregado em sentido figurado, que serve para atender a uma necessidade da língua. Seu uso é considerado uma necessidade porque conforme já citado acima, ela substitui um vocábulo ausente.
Catacrese – Um empréstimo de palavras
Tomemos como exemplo a expressão “manga de camisa”. A palavra manga está empregada fora de seu sentido real e sabemos que não existe outra palavra para definir esta parte de nossa roupa. Então tomamos de empréstimo esta palavra para denominá-la.
Muitas palavras, das quais a catacrese faz uso, são emprestadas ou originadas de outras, devido à semelhança que possuem com o ser que se deseja nomear.
Um bom exemplo disto é a palavra “asa” que é usada para denominar a parte da xícara que serve para segurarmos.
Note que a forma da asa da xícara possui semelhança com o formato de uma asa no sentido real (asa de seres vivos).
Esse é um ótimo exemplo de catacrese.
Outros exemplos são:
Céu da boca
Observe que o céu da boca fica em cima assim como o céu firmamento.
Dente de alho
O alho tem forma semelhante a um dente.
O significado original das palavras e a Catacrese.
Alguns termos de tanto serem empregados em outros sentidos, perderam sentido próprio e servem a muitos significados. Bons exemplos são palavras como:
- Espalhar – O significado original é “despalhar ou separar palha”. Porém é usada em diversos contextos. “Espalhar dinheiro”, espalhar roupa, brinquedos, papéis. O significado inicial foi praticamente esquecido.
- Enterrar– Significado original é “colocar ou introduzir na terra”. Mas, veja como pode ser usada:
Vamos “enterrar” este assunto. (Esquecer)
Enterrou a faca no lombo do animal. (Enfiou)
…Com a moral toda “enterrada” na lama. (Verso de música de Beth Carvalho), (quer dizer que a pessoa está desacreditada, foi difamada).
- Encaixar – que antes significava apenas pôr em caixas, serve para designar engatar, guardar, empacotar, montar, adaptar, adequar, etc.
“Encaixei as peças” do quebra-cabeças. (Juntar)
O lego é “brinquedo de encaixe”. (Engate)
Não me “encaixo nesta equipe”. (Adapto)
- Embarcar- O vocábulo era usado para indicar que alguém ia viajar de barco. Atualmente embarcamos em aviões, ônibus e quaisquer outros meios de transporte.
E como estas muitas outras expressões e palavras foram se repetindo, repetindo e com o tempo ficaram arraigadas a nosso vocabulário. E ganharam outros sentidos. Tudo isto é possível porque nossa língua não é estática, é viva.
Catacrese: Exemplos muito usados
Existem muitas expressões e vocábulos muito populares. São usados, tanto na fala quanto na escrita:
- Braço do rio;
- Fio de óleo;
- Braço do sofá;
- Cabeça de alfinete;
- Maçãs do rosto;
- Folha do livro;
- Pé da montanha;
- Mão de direção;
- Batata da perna;
- Sacar dinheiro;
- Cabeça de prego.
Catacrese é encontrada o tempo todo em nossa fala e escrita, por isto saber sobre ela sempre vale à pena. Aproveite então as informações e aprenda mais.