Atividades Recreativas para Sala de Aula – imprimir – Professoras


Neste artigo daremos-lhe algumas Atividades Recreativas para Sala de Aula, estes que são exercícios fundamentais para o crescimento da criança já que ajudam no trabalho grupo e estimulam a percepção e lógica. Continue lendo nosso artigo veja diversas dica para o meio pedagógico.

Atividades Recreativas para Sala de Aula

atividades-recreativas-para-sala-de-aula-6 atividades-recreativas-para-sala-de-aula-3 atividades-recreativas-para-sala-de-aula atividades-recreativas-para-sala-de-aula-2 atividades-recreativas-para-sala-de-aula-5

Crianças precisam falar e Participar em Sala de Aua

O povo brasileiro padece do mal do mutismo, que parece ter sido adquirido, sobretudo, por sua longa inexperiência democrática.



A nossa história não é uma história na qual o povo desempenhou papel decisivo nos rumos de seu próprio destino. Ao contrário, é uma história onde o povo esteve sempre FORA dos processos decisórios.

Em sua obra Educação como Prática da Liberdade Paulo Freire aborda esta questão exaustivamente e de forma tão decisiva que a sua leitura é imprescindível para melhor compreensão deste fato.

As mais avançadas correntes na educação popular freqüentemente encontram em Paulo Freire os parâmetros que orientam os seus trabalhos. Infelizmente, porém, em suas práticas efetivas, muito pouco realizam de suas propostas.

Enquanto Paulo Freire enfatiza a importância da verbalização, da manifestação, da discussão e da reflexão, os educadores permitem que estas teses fiquem no plano do discurso, enquanto que, em sua ação pedagógica, tomam a palavra os adultos e pedem às crianças que façam silêncio.

Piaget, de encontro às teses de Paulo Freire, mostra, de um ponto de vista psicológico, como é importante a AÇÃO do sujeito (motora, verbal etc.) sobre o meio no processo de aprendizagem.

O que queremos com isto é alertar os educadores para que reflitam sobre sua prática pedagógica. Em qualquer trabalho de educação, junto a qualquer classe social, e, particularmente, junto às camada populares, o princípio fundamental é priorizar a MANIFESTAÇÃO, a EXPRESSÃO, ou seja, deixar que o educando FALE, que coloque suas idéias, que seja capaz de descrever e analisar sua realidade.



Assim, será capaz de transformá-la. A democracia só pode ser exercida através da participação popular, o que implica longo processo educacional de exercício democrático.

Por isso é tão importante que as crianças tenham Atividades Recreativas para Sala de Aula.

Deixa-las a vontade

A liberdade não nasce com o homem, mas, ao contrário, é aquisição construída ao longo de muitos anos. Não é também algo que se toma de repente, pois depende de uma construção solidária à construção das estruturas mentais (psicologia do desenvolvimento).

A escola, portanto, tem um papel fundamental na medida em que é responsável por grande parte desta construção, deste exercício fundamental da liberdade. Sem experiência democrática não se aprende a ser livre.



Mas, como pode a escola contribuir? Acreditamos que de inúmeras formas. Entre elas, é preciso destacar a necessidade de DEIXAR QUE AS CRIANÇAS FALEM.

Falar não é apenas uma questão cultural e política, mas, em se tratando de crianças, uma necessidade do crescimento psicológico.

É de extrema importância as Atividades Recreativas para Sala de Aula nesse sentido.

Exercitar o Pensamento da Criança

A linguagem (verbal) exercita o pensamento, socializa, desenvolve o pensamento simbólico e operatório, coloca a criança em conflitos com as outras, organiza a sua mente, interpreta o mundo, expressa sentimentos. Quanto mais a criança cresce, mais a linguagem assume um papel preponderante.

A interpretação que se costuma fazer, em nossas escolas, a respeito do natural exercício da linguagem infantil, é que se trata de bagunça, de barulho. Torna-se preciso entender que, onde existem crianças, deve haver barulho, deve haver movimento.

A questão é organizar e controlar este saudável barulho. Alegar que “atrapalha a sala ao lado”, que “incomoda a coleguinha”, etc., é o que se pode dizer de pior, pois o que realmente tem atrapalhado o povo brasileiro tem sido o seu secular SILÊNCIO.

Um professor jamais deveria pedir silêncio. É justo que peça que moderem suas vozes, que falem mais baixo, que não falem. Por isso as Atividades Recreativas para Sala de Aula ajudam tanto.

Gostou do nosso artigo sobre Atividades Recreativas para Sala de Aula? Compartilhe!

Fontes de Atividades Recreativas para Sala de Aula: escola-dominical-infantil.blogspot.com.br