Atividades de Português para o 1º ano para imprimir


As Atividades de Português para o 1º ano para imprimir e usar na sala são fundamentais para o desenvolvimento da criança, já que estimular a leitura, raciocínio e criatividade, é realmente muito educativo usar das atividades amigáveis na escola.

Atividades de Português para o 1º ano para imprimir

atividades-de-portugues-para-o-1o-ano atividades-de-portugues-para-o-1o-ano-2 atividades-de-portugues-para-o-1o-ano-3 atividades-de-portugues-para-o-1o-ano-4

 



Uma Criança precisa Agir

Existe um momento no desenvolvimento de uma criança (entre zero e cerca de dois anos de idade) no qual a inteligência é apenas ação sobre o meio (realidade).

É o que Piaget chamou de Estágio Sensório-Motor. Ela ainda não tem o mundo mentalmente representado e para construir esta representação (imagens mentais) leva os dois primeiros anos de vida.

Com a aquisição da função semiótica, a criança começa por transportar as ações sensório-motoras para o pensamento (interiorização), torna-se capaz de evocar pessoas e objetos ausentes.

No entanto, ela ainda está impregnada da ação direta sobre os objetos e pessoas. Seu elemento principal é ainda o objeto mesmo quando representado (operações concretas).

Acreditamos, no entanto, que não é necessária tanta teoria para que um professor observe e compreenda a necessidade que uma /criança tem de ação, de movimento.

Também o uso de Atividades de Português para o 1º ano para imprimir.



Nossas escolas tendem a conter sesta energia natural das crianças, através de um sistema repressivo, (conhecido por “normas disciplinares”. Em vez disso, a escola deveria organizar esta energia de forma produtiva, através da atividade: jogos e brincadeiras que envolvam, a um só tempo, ação, aprendizagem e prazer.

A aprendizagem se realiza através da relação do sujeito com o /meio. À medida que tenta transformar o meio para satisfazer uma necessidade, assimilação, o sujeito se depara com resistências que o obrigam a um esforço de adaptação (transformar-se para poder satisfazer sua necessidade) e, portanto, a um processo de aprendizagem.

Este processo, Piaget chama de ACOMODAÇÃO. Supor que unia criança aprende por mera repetição ou pelos discursos dos professores é uma ilusão. A repetição nada tem a ver com aprendizagem.

A aprendizagem é um esforço em que o sujeito tem que se transformar para conseguir assimilar o objeto de que necessita, para isso facilita-se o uso de Atividades de Português para o 1º ano para imprimir.



Se não compreendermos o fenômeno da aprendizagem e não trabalharmos para modificar os métodos pedagógicos (competência e decisão política) em nossas escolas, não conseguiremos melhores resultados na aprendizagem de nossas crianças. As soluções do tipo compensatório, como o aumento da carga horária, materiais e currículos especiais de nada servirão.

O que fazer

O que nos resta é tomar uma posição com relação ao que é possível ser feito, pois isto significa ter disposição para uma tarefa que, sem dúvida, é difícil, mas não impossível.

Acreditamos, firmemente, que muitas experiências podem ser feitas com as crianças sem envolver nenhum recurso material sofisticado, desde que, para isto, saibamos o que queremos, e a importância da atividade da criança, por exemplo o uso de Atividades de Português para o 1º ano para imprimir.

As noções de conjunto, de propriedade, de ordem, as qualidades físicas dos objetos (cor, forma etc.) podem ser dadas às crianças através de ações em que se utiliza apenas o próprio corpo da criança, os seus pertences (roupas e material escolar), aproveitando-se uma fila, uma roda, um pedaço de giz rabiscado no chão ou o uso das Atividades de Português para o 1º ano para imprimir.

Se temos muitas crianças na sala, podemos sempre diversificar as atividades, organizando-as por grupos, permitindo que se dê atenção mais especial.

É necessário acreditar na importância da ação da criança e superar os problemas ditos de “disciplina” para realmente nos lançarmos em atividades em que a participação da criança seja primordial. Em nosso país, em educação, ou se briga para fazer algo dentro do que é possível, ou acabamos por não fazer coisa alguma

Gostou do nosso artigo sobre Atividades de Português para o 1º ano para imprimir? Compartilhe!

Fontes: 

ensinar-aprender.com.br
educacaoetransformacao.com.br