Atividades de Natal para imprimir – Professoras (sala de aula)


As Atividades de Natal para imprimir são ótimas para a criança desenvolver o espírito de bondade e compaixão, aprendendo e forçando o cérebro ao raciocínio lógico, estimulando a solução de problemas de maneira racional. Por isso, esses exercícios são altamente recomendados aos profissionais da pedagogia. Quer saber mais dicas de ensino? Leia o artigo até o final e confira algumas recomendações para as aulas no dia a dia.

Atividades de Natal para imprimir

atividades-de-natal-para-imprimir atividades-de-natal-para-imprimir-3 atividades-de-natal-para-imprimir-4 atividades-de-natal-para-imprimir-5 atividades-de-natal-para-imprimir-6

Material Didático como as Atividades de Natal para imprimir

O professor que tem o seu trabalho planejado em função de objetivos bem definidos deve lançar mão de recursos que, aguçando o interesse a criança, ajudem-na a formar conceitos sobre situações de vida, muitas vezes complexas ou distantes, no tempo e no espaço, assim, sendo as Atividades de Natal para imprimir de grande ajuda.



O material didático, concretizando idéias abstratas, completa e aprendizagem, de forma duradoura e com maior rendimento como as Atividades de Natal para imprimir.

O material variado, servindo ao professor e ao aluno, é um poderoso auxiliar no processo educativo. É preciso, entretanto, que o seu uso, hoje supervalorizado, esteja adequado a quem aprende, ao que se ensina e a quem ensina; não deve, nunca, ser considerado como um fim em si mesmo, por sua beleza ou pela novidade que apresenta.

Tipos e Uso para a Professora em Sala de Aula

Há diferentes tipos de material didático como Atividades de Natal para imprimir, servindo a objetivos diversos. Para efeito de classificação, podem-se considerar os seguintes tipos: material básico, material específico e recursos materiais da comunidade.

Material Básico 1 – o O equipamento indispensável ao trabalho de classe é constituído de: quadro-de-giz, flanelógrafo, quadro de pregas e álbum seriado.

Quadro-de-giz. É tradicional a sua presença na sala de aula, bem como o seu uso, pelo professor, que o considera precioso. Nele são escritos exercícios e apontamentos.

É óbvio que o uso excessivo e mal planejado do quadro-de-giz conduz à monotonia do trabalho e ao cansaço do aluno.



Deve o professor renovar as possibilidades de emprego do quadro-de-giz, buscando formas variadas que o dinamizem.

Para maior aproveitamento, poderá o professor lançar mão de diferentes recursos, escrevendo palavras-chaves em giz de cor, combinando texto com ilustrações, traçando linhas divisórias, desenhando mapas etc.

Registrar e fixar informações sobre:

Nome e características do bairro em que vivem. Ruas principais, ruas paralelas, transversais e perpendiculares à rua da escola e à rua principal.

Praças, igrejas, clubes, fábricas, edifícios públicos do bairro. Lojas, mercadinhos, feiras-livres. Acidentes geográficos que podem ser observados no bairro.



Pessoas que trabalham pela comunidade: gari, lixeiro, padeiro, carteiro etc. Normal de vida numa comunidade, de modo a respeitar os direitos de todos.

Período de silêncio (de 22 às 7 horas), manter limpa sua calçada, não sujar lugares públicos (ruas, praças, veículos etc), não destruir propriedades comuns (brinquedos nos parques, veículos), preencher a ficha de controle da policia, não criar animais que possam prejudicar as condições sanitárias do local, os moradores em edifícios de apartamentos devem obedecer aos regulamentos dos mesmos etc.

Lembrando que a criança sempre pode aprender essa parte com as Atividades de Natal para imprimir, sendo mais fácil e didático.

Serviços públicos do bairro:

  • Educação (escola pública)
  • Segurança (polícia)
  • Proteção contra o fogo (corpo de bombeiros)
  • Comunicações (correio e telégrafos)
  • Abastecimento de água

Serviços de utilidade pública: abastecimento de luz e gás, telefones, transportes.

Meios de transporte utilizados no bairro. Regras de tráfego e de trânsito; guarda de trânsito, faixas de segurança etc. Diversões que podem ser encontradas no bairro.

Evolução sofrida pelo bairro, observando as modificações ocorri Ias nas ruas, casas, transportes, vestuário, festas e tradições populares.

Gostou do nosso artigo sobre Atividades de Natal para imprimir? Compartilhe!

Fontes: portugues.dicaseexercicios.com.br/portalescolar.net