Atividades de Matemática para o 2º Ano para imprimir


Separamos para você, com muito carinho, as melhores Atividades de Matemática para o 2º Ano (segundo ano) para você aplicar entre seus alunos. Eles irão se divertir e aprender muito com essas atividades educativas. Você pode imprimir ou desenhar na lousa, para os alunos praticarem em conjunto. Aproveite!

Lista de Atividades de Matemática para o 2º Ano

 

 



atividades-de-matematica-para-o-2-segundo-ano-4 atividades-de-matematica-para-o-2-segundo-ano-3

atividades-de-matematica-para-o-2-segundo-ano-2

atividades-de-matematica-para-o-2-segundo-ano

Objetivos do Ensino de Matemática

Através do ensino, sistemático, na escola elementar, o aluno devera adquirir conhecimentos e habilidades, que lhe permitirão solucionar com exatidão e rapidez, problemas de sua viada prática, relacionando-se e vivendo melhor em seu meio. Quando eles crescerem, esse conhecimento será extremamente útil!

Os alunos deverão adquirir conhecimentos relativos a conjuntos, contagem e numeração; relações numéricas necessárias à resolução de problemas da vida comum; sistema métrico e medidas; sistema monetário; frações; formas geométricas usualmente encontradas em seu meio; vocabulário empregado em problemas comuns de sua vida: compra, venda, lucro etc.

As Atividades de Matemática para o 2º Ano (segundo ano) será de grande valia no desenvolvimento da criação.



Ao longo de seu crescimento,  os alunos deverão desenvolver certas habilidades, como:

– Reconhecer, sem contar, o número de elementos de um conjunto.
– Dar resposta imediata aos fatos básicos das quatro operações.
– Efetuar com rapidez e precisão cálculos com inteiros, decimais e frações.
– Usar o cálculo mental na resolução de problemas simples. – Resolver, mentalmente ou por escrito, problemas mais complexos, utilizando os conhecimentos adquiridos. – Usar eficientemente unidades de medida de tempo, de comprimento, de área, de volume, de temperatura etc., fazendo uso correto dos instrumentos adequados.

– Manipular moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro, utilizando-as de modo conveniente. – Ler e escrever os numerais aplicando os princípios do sist. decimal de numeração. – Reconhecer, em objetos de seu meio, as formas geométricas usualmente encontradas.

Os alunos deverão desenvolver certos hábitos, como:  Realizar, com ordem, clareza e exatidão, as atividades propostas. – Verificar os cálculos e avaliar os resultados obtidos. – Perseverar na realização das atividades propostas.



Fatores que afetam o aprendizado da matemática

Ao aplicar Atividades de Matemática para o 2º Ano, é importante levar em conta vários fatores.

Corno se trata de um ensino sistematizado, é preciso que o professor considere os vários fatores que condicionam a aprendizagem de Matemática:

Idade mental. A idade mental de um indivíduo pode ou não corresponder à sua idade cronológica. Considera-se capaz de iniciar õ ensino sistemático de Matemática a criança que tenha idade mental correspondente a seis ou sete anos de idade.

Fatores emocionais. Para aprender na escola, é preciso que a criança se sinta segura e bem ajustada ao ambiente escolar. Perturbado por qualquer problema emocional (conflitos no lar, rejeição por parte dos pais ou dos colegas, ciúmes etc.), dificilmente poderá o aluno participar do forma integral das experiências que o levarão à aprendizagem.

Fatores sócio-econômicos. O ambiente em que vive a criança tem grande influência na sua capacidade de aprender. Um ambiente estimulador, rico em experiências variadas, contribuirá para desenvolver, no aluno, a vontade de aprender, bem como proporcionará a base de experiências, necessária à aquisição dos novos conhecimentos. – Experiências anteriores. A aprendizagem sistemática de Matemática tem como base os conhecimentos, habilidades, hábitos e atitudes que o aluno adquiriu incidentalmente em sua vida pré-escolar.

. Para aprender, é preciso que o aluno sinta necessidade de encontrar respostas para situações vitais, que tenha propósitos ou objetivos bem definidos nas atividades que realiza e que encontre, através delas, a satisfação desses propósitos. O aluno só terá propósitos na aprendizagem da Matemática se, conduzido pelo professor, participar de atividades selecionadas que lhe mostrem como a Matemática aparece em sua própria vida.

imagens: 

durvalinacoelho.blogspot.com
brunoeefgustavobarroso.blogspot.com
portalescolar.net
atividadespedagogicas.net