Nessa página você encontrará as melhores Atividades de Matemática para o 1º Ano (primeiro ano). Você pode imprimir ou simplesmente criar suas próprias atividades se inspirando nessas dicas. No final do artigo você encontrá dicas para educação, para utilizar quando for aplicar suas Atividades de Matemática para o 1º Ano (primeiro ano).
Melhores Atividades de Matemática para o 1º Ano
Ensinando Matemática
Agora que você conferiu as melhores atividades de matemática para o 1 ano imprimir, confira algumas dicas para professores:
Dicas para Professores: Como ensinar matemática
Quando a criança chega à escola, já traz uma boa bagagem de conhecimentos matemáticos: tem alguns conceitos relativos a tamanho quantidade e direção; conta mais ou menos até vinte, conhece, alguns números, notas e moedas mais usadas e, por vezes, já domina alguns fatos de adição e subtração.
Em suas experiências cotidianas, no seu próprio meio, a criança é – levada adquirir essas noções pela necessidade de resolver problemas imediatos. Ela aprende sozinha, observando, manuseando, elaborando concluindo. Ela aprende vivendo.
Por que, então, começam a surgir na escola as primeiras dificuldades na aprendizagem da Matemática? Devem os professores avaliar seu trabalho e concluir que são os maiores culpados por essas dificuldades. Se qualquer criança que possua razoável índice intelectual, é capaz de, sozinha, aprender o que necessita para viver na idade pré-escolar, com muito maior facilidade deveria fazê-lo através de uma orientação sistematizada, em que as experiências de aprendizagem são previamente selecionadas.
Isso não ocorre porque, na maioria de nossas escolas, o ensino da Matemática está afastado da realidade da vida infantil. Os professores encaram essa área como um compartimento estanque, como uma disciplina a mais a ser ensinada e o fazem através de exercícios formais, em que os alunos são adestrados para reagir com determinadas respostas a determinadas questões.
Ao aplicar as atividades de matemática para o 1 ano acompanhe o desempenho de cada aluno com atenção.
O Professor e a Escola
De nada adianta aplicar atividades de matemática para o 1 ano e não pensar no desenvolvimento da criança como um todo.
A complexidade crescente da vida na sociedade atual veio trazer profundas modificações no que se refere às responsabilidades da escola elementar na educação da criança.
Antigamente, cabia à escola fornecer instrução ao aluno, dotando-o de certas técnicas essenciais de comunicação (a leitura e a escrita), de algumas habilidades de resolver problemas numéricos através de conhecimentos relativos à matemática e dando-lhe algumas informações sobre o meio em que vivia, através de estudos sistemáticos de Geografia, História e Ciências. A criança aprendia por “lições passadas”, num estudo árido, inteiramente divorciado da vida.
Na escola moderna, a criança ainda aprende as técnicas fundamentais de leitura, escrita e cálculo, mas essa aprendizagem não tem fim em si mesma; é, antes, um recurso que levará o aluno a viver melhor em seu meio. A criança aprende para a vida, pela vida, participando de experiências que a levem à auto-realização e ao ajustamento social.
Durante muito tempo julgou-se que as crianças aprendiam por impressões repetidas, de fora para dentro, cabendo ao professor “transmitir sua experiência” ao aluno. Sabe-se, hoje, que aprender é um ato complexo e individual, pelo qual o educando procura adaptar-se ao meio, buscando respostas para as situações que. esse meio lhe apresenta. Desenvolve-se, assim, em diferentes áreas de aprendizagem, integrando sua personalidade, ao mesmo tempo que se ajusta socialmente. O processo educativo se constitui das aprendizagens sucessivas do indivíduo, sendo tanto mais completo quanto mais ricas e variadas as experiências por este vividas.
Gostou dessas atividades de matemática para o 1 ano? Então compartilhe!
imagens:
alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com
educacaoetransformacao.com.br
soescola.com