Atividades de Educação infantil para imprimir para Sala de Aula


Se você está procurando Atividades de Educação infantil é porque se preocupa com o aprendizado e desenvolvimento de seus pequenos. Ficamos felizes com isso e separamos algumas das melhores Atividades de Educação infantil colhidas na internet. Você pode imprimir essas atividades ou simplesmente utiliza-las para criar os seus próprios materiais, fique a vontade.

Lista de Atividades de Educação infantil

Confira abaixo algumas Atividades de Educação infantil para imprimir.

atividades-de-educacao-infantil atividades-de-educacao-infantil-2 atividades-de-educacao-infantil-3 atividades-de-educacao-infantil-3



 

Brincando de recortar e colar

Fazendo recortes de borboletas – qualquer atividade envolvendo tesoura escolar sem ponta, por menos afiada que seja, deve ser monitorada pela professora. Isso porque mesmo não tendo lâmina os pequenos podem brincar entre si e se machucar. A criança pode cortar corações ou desenhos pré selecionados, como borboletas ou nuvens, e já impressos para sala de aula para as crianças cortarem e colarem. Seus alunos irão se divertir bastante. A atividade pode ser também formar quadros criativos com as colagens dos pequenos. A colagem fará parte da diversão, você pode pedir para eles colarem no quadro que falaremos logo abaixo.

Corrida do Saci

Essa atividade infantil divertida tem como objetivo trabalhar a coordenação motora das crianças através do equilíbrio .

A professora deverá montar um ponto de partida e um de chegada. As crianças deverão ficar posicionadas em fila, cada uma segurará uma das pernas flexionadas para trás, na posição de saci.

Quando a professora gritar “Já”, as crianças devem sair pulando até alcançarem a linha de chegada. Deverá ser eliminada a criança que colocar os dois pés no chão e ganhará ultrapassar a linha de chegada primeiro. Para nenhum pequeno acabar ficando de lado na brincadeira, a criança que colocar o pé no chão poderá pagar uma prenda ao invés de ser retirada da brincadeira. Que tal? 

 




Agora que você já separou suas Atividades de Educação infantil, confira algumas dicas para a sala de aula.

Sugestão para Arranjo da Sala para educação infantil

Abaixo apresentamos algumas ideias para você aplicar no seu dia a dia de educação infantil. Afinal, é fundamental um ambiente criativo para a aplicação das Atividades de Educação infantil.

1 – Quadro de Notícias

Tem por finalidade colocar a criança a par dos acontecimentos da escola, da cidade, do país ou do mundo, além de oferecer excelentes oportunidades para o desenvolvimento dos assuntos do programa. Através das notícias, localizando os fatos no tempo e no espaço, estabelecendo relações de causa e efeito entre acontecimentos, observando o homem em seu meio, irá o aluno aprendendo, e integrar-se melhor, socialmente.

Um canto do quadro-de-giz ou um quadro de papelão corrugado, eucatex, madeira compensada coberta com cartolina ou papel colorido poderá ser o local escolhido para o quadro de notícias. O título, que será escrito de modo a atrair a atenção da criança, pode ser: O que Acontece na Escola, O que Vai pelo Brasil ou O que Vai peio Mundo.



O entusiasmo e a imaginação do professor, sempre presentes, inventam novos arranjos para o quadro, que deve, pois, estar em contínua mudança.

O material a ser utilizado constará de gravuras reportagens, postais, recortes de jornais ou de revistas, trechos reproduzidos e mapas. Os alunos devem contribuir com material e participar da organização do Quadro de Notícias, sob a orientação do professor.

A disposição do material depende do objetivo a que o professor destinou o quadro: Se nele figurar um mapa onde serão localizados os acontecimentos, as notícias podem ser presas com alfinetes em volta do mesmo e ligadas ao local da ocorrência por meio de fios de lã, de linha ou de plástico colorido, como o exemplo apresentado a seguir.

2 – Cantinho das Novidades

É sempre aconselhável ter, na classe, material que estimule, mantenha ou aumente o interesse dos alunos pelos estudos que realizam. Poderá esse material ser colocado em mesa, estante ou em pequenas prateleiras com suportes presos à parede e constituir o Cantinho das Novidades.

3 – Biblioteca de Classe

Inegável é o valor de uma biblioteca em classe, pois constitui preciosa fonte de informação e auxílio ao estudo, proporcionando também recreação sadia.

A organização da biblioteca depende da habilidade do professor, que procurará arrumá-la numa estante, em pequenas prateleiras ou, mesmo, num vão de janela. Além dos livros, farão parte da biblioteca: revistas, recortes de jornais, folhetos, suplementos agrícolas e trabalhos realizados pelas crianças, reunidos em álbuns e cadernos.

É também aconselhável ter na sala vasos com plantas e alguns animais que não prejudiquem a disciplina ‘e a higiene, porque, não só alegram o local, como contribuem para a objetivação do ensino de Ciências.

4 – Painel de Exposição e Cartazes

Para estimular o progresso dos alunos e ajudá-los a desenvolver o gosto pelo trabalho, um Painel de Exposição é material dos mais indicados. Nele, serão afixados desenhos, pinturas, exercícios escritos etc. . . Será confeccionado em papelão comum ou corrugado, cartolina, papel pardo ou, mesmo, pode-se usar uma parte do quadro-de-giz lateral, caso haja na sala. Deve ser constantemente renovado, tendo como título, por exemplo, Nossos Trabalhos.

Há vários tipos de cartazes, que atendem a diferentes fins e, usados com propriedade, auxiliam o professor em seu programa de educação. Podem ser afixados em barras de material perfurável ou em cavaletes de fácil construção, ou, ainda, presos a ripas de madeira fixadas na parede. Algumas Atividades de Educação infantil podem ser coladas no local.

Imagens:

mensagenseatividades.com
br.pinterest.com