Assíndeto – O Que é, Exemplos em músicas | Figura de Estilo


Para entender assíndeto, primeiro é necessário saber no que consiste síndeto, já que esses termos estão ligados. Para saber todos os detalhes sobre essa matéria e nunca mais errar na hora da prova, confira nosso artigo.

O Que é Síndeto?

Antes de saber sobre assíndeto, é necessário compreender que síndeto consiste numa conjunção coordenativa empregada com o objetivo de ligar termos nas orações coordenadas.

O Que é Assíndeto?

O assíndeto é caracterizado pela ausência do síndeto, sendo que é também uma figura de linguagem. Dessa maneira, o assíndeto é conhecido pela omissão de conectivos (conjunções) nos períodos compostos das orações.



De maneira geral, no lugar dos conectivos, são empregados ponto e vírgula ou vírgula, o que origina as chamadas orações coordenadas assindéticas.

O assíndeto, além de ser amplamente utilizado na comunicação oral, é empregado na forma de recurso estilístico em textos musicais e poéticos com o objetivo de melhorar a capacidade de expressão do autor.

Outras figuras de linguagem, além do assíndeto, são:

  • Pleonasmo
  • Elipse
  • Anacoluto
  • Zeugma
  • Anáfora
  • Hipérbato
  • Polissíndeto
  • Silepse

Exemplos de Assíndeto

1 – Meu sobrinho não quer estudar, trabalhar, ser independente, ser autônomo.

2 – Quem me dera viver livremente, dançar, passear, rir, cantar, me aventurar, me divertir pelo mundo.

3 – Não entendo meu irmão: grita, chora, reclama, se chateia, se entristece, parece nunca estar contente.



4 – Tem roupa, tens casa, tens família, tens tudo.

Exemplos de Assíndeto na Literatura, Música Etc.

1 – Por você eu largo tudo. Vou mendigar, roubar, matar…/ Que por você eu largo tudo. Carreira, dinheiro, canudo… (Música: Exagerado. Cazuza).

2 – A tua raça quer partir, guerrear, sofrer, vencer, voltar. (Cecília Meireles).

3 – Vim, vi, venci. (Júlio César)



4 – Tive ouro, tive gado, tive fazendas. (Confidência do Itabirano. Carlos Drummond de Andrade)

5 – Grita o mar, brama o fogo, silva e fera,/ Chora Adão, geme o pranto, brada do rogo. (Francisco de Vasconcelos).

6 – Fazia riscos, bordados, mandava vir rendas de Grã-Mogol, cosia com amor, aprendia a arte do bilro. (Cyro dos Anjos).

7 – Nascendo, rompendo, rasgando, E tomando meu corpo e então…Eu… chorando, sofrendo, gostando, adorando. (Música “Não Dá Mais Pra Segurar (Explode Coração)” – Gonzaguinha)



8 – Era impossível saber onde se fixava o olho de padre Inácio, duro, de vidro, imóvel na órbita escura. Ninguém me viu. Fiquei num canto, roendo as unhas, olhando os pés do finado, compridos, chatos, amarelos. (“Angústia” – Graciliano Ramos)

Exercício Resolvido Sobre Assíndeto

1 – Coloque V (verdadeiro) para as orações nas quais ocorre assíndeto e F (falso) para as orações nas quais são utilizadas outras figuras de linguagem.

A) ( ) Chegaste muito cedo; não faz mal.

B) ( ) Toda gente presta homenagens a Maria na janela.

C) ( ) Senhora, partem tão tristes meus olhos por vós, meu bem, que nunca tão tristes vistes outros nenhum por ninguém.
D) ( ) Quando as indesejadas das gentes chegar.

E) ( ) Agachou-se, atiçou o fogo, apanhou uma brasa com a colher, acendeu o cachimbo, pôs-se a chupar o canudo do taquari cheio de sarro.
F) ( ) Ama, e treme, e delira,e voa, e foge e engana.

G) ( ) Há um pinheiro estático e extático.
H) ( ) E brinquei, e dancei e fui.
I) ( ) Em volta: leões deitados, pombas voando, ramalhetes de flores com laços de fitas, o Zé-Povinho de chapéu erguido.
Respostas

A) V

B) F

C) V

D) F

E) V

F) F

G) F

H) F

I) V

Além desse exercício resolvido e do conteúdo explicativo sobre assíndeto, é de suma importância estudar com detalhes todas as figuras de linguagem e fazer listas de exercícios específicos sobre elas. Somente dessa maneira é possível identificar com clareza quando ocorre cada uma delas.

No caso de pessoas que irão fazer o Enem, concursos públicos ou vestibulares, o recomendado é pesquisar os exercícios específicos que foram apresentados nessas provas e também treinar de acordo com esse conteúdo.

Conferir exemplos de cada uma das figuras de linguagem também é necessário para fixar o aprendizado e garantir as melhores notas.

Depois de aprender sobre assíndeto, confira nossos demais conteúdos sobre regras básicas da língua portuguesa e dicas especiais de como fazer uma excelente redação e obter as notas mais elevadas.

Imagens: sbie.com.br / bolsaseestudo.com.br






[table id=1 /]