Texto Dissertativo Argumentativo – Estrutura e Como Começar

texto-dissertativo-argumentativo

O texto dissertativo argumentativo é um dos mais aplicados sobretudo no ambiente escolar e em provas para concursos, Enem e vestibulares. Para saber exatamente do que ele se trata e como elaborá-lo da melhor forma, confira nosso post.

O que é o texto dissertativo argumentativo?

Trata-se de um texto que revela uma opinião por meio da organização de ideias que defendem um ponto de vista referente a determinado assunto/tema proposto.

Nesse tipo de texto, a opinião do autor deve ser bem fundamentada com argumentos, dados e explicações demonstrando de forma objetiva por que tal opinião é a correta.

Qual é a estrutura do texto dissertativo argumentativo?

O padrão quanto à estrutura desse tipo de texto consiste em 3 partes:

  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Conclusão.

Introdução

Essa parte consiste em mencionar o tema abordado, situando o leitor e iniciando a contextualização da linha de opinião que será adotada pelo autor. Uma introdução adequada não deve ser longa. Bastam no máximo 5 linhas (cerca de 25% do texto).

Desenvolvimento do Texto Dissertativo Argumentativo

Consiste na principal parte do texto, na qual as opiniões sinalizadas na introdução deverão ser desenvolvidas e fundamentadas de maneira objetiva, deixando clara a opinião do autor. Essa parte do texto corresponde a 50% do texto, devendo possuir cerca de 10 a 15 linhas.

Conclusão

Na etapa da conclusão deve ser feita uma breve síntese da argumentação, apontando possíveis soluções ou sugestões ao tema/problema abordado. Essa parte do texto (assim como a introdução) representa 25% do texto, devendo ter também em torno de 5 linhas.

8 dicas para escrever um texto dissertativo argumentativo

1 – Manter a objetividade

Esse tipo de texto requer uma linguagem objetiva, ou seja, o autor jamais deverá enchê-lo de palavras apenas para chegar à quantidade de linhas solicitadas na prova.

Um texto objetivo também envolve utilizar informações de qualidade e dados (quando houver) precisos.

2 – Valorizar a simplicidade

Durante a elaboração do texto, é de suma importância valorizar a simplicidade. Isso significa nunca utilizar palavras com as quais o autor não está familiarizado apenas por serem “bonitas” ou “difíceis”.

É preferível adotar uma estrutura simples, mas que possua uma boa coerência e coesão.

3 – Atenção com a coerência

E por falar em coerência, esse é um fator primordial para um texto dissertativo argumentativo de qualidade.  Isso envolve prestar atenção à composição do texto como um todo, adotando um raciocínio de fácil compreensão com ideias bem “amarradas” entre uma parte do texto e outra (introdução, desenvolvimento e conclusão).

redacao

4 – Reler o texto

Ao fazer o texto, o ideal é que ele seja feito inicialmente a lápis e depois de reler, pelo menos 2 vezes, passar à caneta.

É de suma importância que os participantes de provas como Enem, vestibulares e concursos reservem um tempo adequado para a redação, já que geralmente ela é responsável por grande parte do resultado da prova.

Reler o texto é essencial para corrigir possíveis problemas de coesão e coerência, erros gramaticais e ortográficos etc.

5 – Enriquecer o vocabulário

Durante e após o período escolar, é crucial que as pessoas se dediquem a enriquecer o vocabulário. Isso faz toda a diferença na hora de escrever, já que é possível utilizar muito mais palavras e aplicá-las ao contexto certo.

Ter um bom vocabulário é como reunir as melhores cartas de um jogo, sabendo exatamente o momento de usá-las. Algumas dicas para aprimorar o vocabulário são:

Ler constantemente

Livros, jornais, revistas, conteúdos de blogs etc., consistem em importantes fontes de informação, sendo a base para aumentar o vocabulário. Por esse motivo, o hábito da leitura é primordial para quem deseja escrever bem e se comunicar melhor.

Consultar o dicionário

Ao ler ou ouvir uma palavra difícil ou ainda não conhecida, é necessário recorrer ao dicionário (também disponível no Google) e conhecer o amplo significado dela.

A consulta ao dicionário ajuda também a identificar os sinônimos, as classes de palavras que são assuntos essenciais para evitar que o texto fique repetitivo.

6 – Manter-se atualizado

Tanto nas provas do Enem quanto em concursos públicos e vestibulares, é comum que os temas de redação sejam aqueles que envolvem aspectos sociais, ambientais científicos, culturais e políticos.

Por esse motivo, é imprescindível que as pessoas mantenham-se atualizadas quanto aos acontecimentos mais recentes no Brasil e no mundo assim como os principais fatos que estão sendo discutidos pela sociedade.

Para compreender a importância disso, alguns dos possíveis temas de redação mais aplicados no Brasil são:

  • Inclusão social de moradores de rua;
  • Soluções para o sistema carcerário;
  • Medidas para prevenção ao suicídio;
  • Avanço tecnológico e prevenção do desemprego no Brasil;
  • Mobilidade urbana sustentável;
  • Conceito de família no século XXI;
  • A crise no sistema hídrico;
  • Efeitos de mudanças no ensino médio;
  • Soluções para o combate à homofobia;
  • Sustentabilidade da sociedade com menos jovens e mais idosos.

Dessa forma, os alunos devem pesquisar dados estatísticos básicos quanto a esses assuntos e buscar desenvolver um texto rico em argumentos que fundamentem sua opinião e eficácia das sugestões quanto ao tema/problema proposto.

7 – Pesquisar/analisar bons textos

Ao estudar para provas, também é essencial pesquisar exemplos de bons textos. A internet disponibiliza diversos textos com nota máxima no Enem e nos vestibulares mais concorridos do país, fazendo com que os alunos tenham um parâmetro prático quanto à construção de um excelente texto dissertativo argumentativo.

8 – Treinar, treinar e treinar

Fazer bons Texto Dissertativo Argumentativo somente é possível com muita prática. Por esse motivo, a dica é treinar, treinar e treinar, seja durante ou depois da fase escolar. O ideal é iniciar esse treino com os possíveis temas solicitados nas provas a serem realizadas como, por exemplo, Enem.

Além de aumentar (e muito) a qualidade dos textos, o treino fará com que os alunos consigam fazer os textos com maior segurança e de forma mais rápida, ganhando um tempo precioso na hora de fazer provas.

Considerando todas essas dicas e informações, fica muito mais fácil construir um texto dissertativo argumentativo de alta qualidade, obtendo maiores notas nas provas e sobretudo, levando esse conhecimento para a vida toda, melhorando o nível da escrita e da comunicação verbal.

Se treinar essas dicas você fará os melhores Textos Dissertativos Argumentativos no enem.

Gostou do nosso artigo sobre Texto Dissertativo Argumentativo? Compartilhe!

Imagens-  lifehacker.com.au       blog.autografia.com.br


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *