Funções da linguagem – Exemplos, Resumo e Dicas para Escrever Melhor

funcoes-da-linguagem

Cada uma das funções da linguagem é de suma importância para as pessoas, agindo de forma determinante em todas as atividades do cotidiano e aquisição de habilidades profissionais. Para saber quais são todas essas funções da linguagem e para que elas servem, confira nosso post.

6 funções da linguagem

1 – Referencial ou denotativa;

2 – Emotiva ou expressiva;

3 – Poética;

4 – Fática;

5 – Conativa ou apelativa;

6 – Metalinguística.

Para que serve cada uma das funções da linguagem?

Referencial ou denotativa

Também chamada de informativa, essa função da linguagem tem como principal objetivo informar ou fazer referência de algo. A função referencial da linguagem caracteriza-se pelo aspecto impessoal da comunicação/escrita, que é feita na terceira pessoa do singular ou plural.

Ex.: textos jornalísticos e científicos, material didático, textos informativos e conteúdos que não envolvam aspectos emotivos ou subjetivos quanto à linguagem.

Exemplo de texto jornalístico

“A leitura pode apontar caminhos e soluções para uma criança e também ajudar a resolver conflitos. Palavra de Eva Furnari, escritora e ilustradora infantil. Nunca pensou nisso? Os livros ajudam os pequenos a compreender o que está acontecendo no universo deles. Um bom exemplo é a Beatriz. Foi um livro que trata do tema adoção que ajudou a pequena a entender a própria história.

Use os livros para conversar com seus filhos. Procure um assunto que seja importante para ele, para aquela fase de perguntas, de ciúmes dos irmãos mais novos, de medos e angústias. A leitura ajuda seu filho a compreender o mundo.”

(Fonte: https://gshow.globo.com)

 

Emotiva ou expressiva

A função emotiva, como o próprio nome sugere, é quando a linguagem é utilizada com o intuito de transmitir emoções, sentimentos e percepções subjetivas por meio da própria opinião do emissor.

Dessa forma, textos desse tipo são apresentados na primeira pessoa, sendo caracterizado também pelo caráter pessoal adotado nas Funções da linguagem.

Ex.: textos poéticos, cartas, diários etc.

Exemplo de texto poético

Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

 

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.

 

 

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama.

 

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

(Vinícius de Moraes)

 

Poética

Esta é a função de linguagem observada nas obras literárias, sendo utilizado um sentido conotativo no emprego da palavra. Nesse tipo de texto, a preocupação do emissor/autor é fazer com que a mensagem seja transmitida a partir da escolha de palavras, figuras de linguagem, expressões etc.

Essa forma de comunicação também é muito utilizada na publicidade e até mesmo em expressões do dia a dia, tais como músicas, provérbios, anedotas, metáforas, trocadilhos etc.

Exemplo na publicidade (anedota)

“Nossos clientes nunca voltaram para reclamar”. (Publicidade de uma agência funerária)

 escrever

Fática

Trata-se de uma das funções da linguagem que tem como principal objetivo interromper, estabelecer ou prolongar a comunicação de uma forma que a relação entre o emissor e o receptor da mensagem seja o mais importante.

Consiste na função usada nas saudações, expressões de cumprimento, conversas ao telefone, diálogos etc.

Exemplo:

– Alô! Como você está?

– Tudo bem, e você?

– Vamos ao shopping hoje?

– Sim, adoraria. Ligo daqui a pouco para confirmar o horário.

 

Conativa ou apelativa

Essa função tem como principal característica uma linguagem persuasiva que tem por objetivo influenciar ou convencer o leitor. Assim, trata-se de uma função bastante usada na publicidade, propagandas, discursos políticos etc.

Esse tipo de texto se caracteriza também pelo uso de verbos no imperativo e do vocativo, sendo elaborado em segunda ou terceira pessoa.

Exemplos:

“Não perca esta promoção!”

“Vote em mim!”

 

Metalinguística

Consiste em uma função da linguagem que se refere a ela mesma, ou seja, o emissor explica um código usando o próprio código. Essa linguagem é observada em dicionários, textos gramaticais etc.

Exemplos:

  • Dicionários – Verbetes que explicam a própria palavra mencionada;
  • Filme – Um filme que trata a respeito de como surgiram os filmes ou a história do cinema

 

Por que é importante saber as funções da linguagem?

Ao compreender melhor cada tipo das funções da linguagem, é possível elaborar textos com muito mais qualidade e que estejam condizentes com os objetivos esperados de cada um deles.

Saber utilizar certos recursos da Língua Portuguesa na elaboração desses textos também é essencial para aprimorá-los, obtendo melhores resultados.

Ainda que muitas pessoas não trabalhem na área de jornalismo, redação, publicidade, propaganda, literatura etc., é importante saber a diferença de cada função de linguagem, já que este é um tema constantemente cobrado em avaliações escolares, Enem e concursos públicos para diferentes áreas.

3 dicas para escrever melhor

Independentemente da função da linguagem utilizada, para escrever melhor é essencial adotar algumas dicas simples que fazem toda diferença no momento de construir bons textos. Essas dicas são:

Ler com frequência

Quem lê de forma frequente naturalmente escreve melhor. O motivo é que a leitura estimula a criatividade, aumenta o vocabulário e faz com que se consiga memorizar melhor a forma de escrever as palavras e estruturas utilizadas pelos autores.

Consultar o dicionário

Ao se deparar com palavra diferente, é de suma importância consultar um dicionário e verificar os significados dela, sabendo exatamente as circunstâncias textuais nas quais ela poderá ser empregada.

Consultar o dicionário também ajuda a aprender sinônimos, classe de palavras essencial para evitar que o texto fique repetitivo.

Pesquisar

Antes de elaborar determinado tipo de texto, conforme uma das funções da linguagem apresentadas, é recomendado pesquisar quais os recursos podem ser utilizados conforme o tipo de texto, buscando enriquecê-lo com uma estrutura de palavras bem colocadas.

Todas essas informações e dicas são de grande ajuda para todas as pessoas que trabalham com a escrita ou necessitam estudar esse assunto e sair-se bem nas provas.

Gostou do nosso artigo sobre Funções da Linguagem? Compartilhe!

Imagens-  contramao.una.br    pavablog.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *